Viagora

Rafael Fonteles acompanha ação do Piauí Pet Castramóvel em Teresina

Nesta quarta-feira (6), o governador prestigiou a iniciativa, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente.

  • Matheus Santos/Viagora Piauí Pet Castramóvel1 / 10 Piauí Pet Castramóvel
  • Matheus Santos/Viagora Rafael Fonteles2 / 10 Rafael Fonteles
  • Matheus Santos/Viagora Governador Rafael Fonteles3 / 10 Governador Rafael Fonteles
  • Matheus Santos/Viagora Segundo dia do Piauí Pet Castramóvel4 / 10 Segundo dia do Piauí Pet Castramóvel
  • Matheus Santos/Viagora Cachorro5 / 10 Cachorro
  • Matheus Santos/Viagora Segundo dia do Piauí Pet Castramóvel6 / 10 Segundo dia do Piauí Pet Castramóvel
  • Matheus Santos/Viagora Cachorro7 / 10 Cachorro
  • Matheus Santos/Viagora Edival Braga, dono do cachorro Luke8 / 10 Edival Braga, dono do cachorro Luke
  • Matheus Santos/Viagora Cachorro Luke9 / 10 Cachorro Luke
  • Matheus Santos/Viagora Vereadora Thanandra Sarapatinhas10 / 10 Vereadora Thanandra Sarapatinhas

Na manhã desta quarta-feira (6), o governador Rafael Fonteles marcou presença no segundo dia de atendimento do “Piauí Pet Castramóvel”, iniciativa realizada através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh). A ação, que ocorre no Centro de Educação Ambiental (CEA), visa castrar animais domésticos, especialmente os que vivem na rua e em ONGs.

A ocasião também contou com a participação da vereadora Thanandra Sarapatinhas, uma das idealizadoras do projeto, do secretário da Semarh, Daniel Oliveira, e do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira. Na oportunidade, Rafael Fonteles comentou sobre a importância da iniciativa para os animais e para a população, citando o controle da natalidade dos pets como fonte de diversos riscos à saúde pública e outros âmbitos sociais.

“A política do controle de natalidade através do Castramóvel, que envolve também o atendimento inicial e o cadastramento, é muito importante para a proteção dos animais e, também, dos homens e mulheres. Nós sabemos que a perda do controle de natalidade gera uma série de problemas relacionados a saúde pública e até mesmo ao trânsito”, afirmou o chefe executivo do Estado.

O Castramóvel promove o cadastro de animais, e conjunto com as ONGs Apipa e Raíssa Protetora, e a triagem para castração, buscando controlar a população de cães e gatos no estado. Sobre as políticas voltadas para a proteção aos bichos, o governador do Piauí destacou a iniciativa, assim como o Hospital Veterinário, como algumas das ações que focam na causa. “O direito dos animais faz parte do conjunto de ações da Secretaria do Meio Ambiente. A política pública de controle de natalidade dos animais talvez seja a mais relevante para que nós possamos realmente ter o controle populacional, com menos animais de rua e animais mais saudáveis nos lares das pessoas. A sociedade toda ganha com essa política pública”, disse Rafael.

“O Castramóvel irá rodar por várias cidades e não irá resolver o problema como um todo, mas nós queremos estimular que mais autoridades pública, cuidadores e voluntários multipliquem a iniciativa. Espero, até o final deste ano, inaugurar o Hospital Veterinário Municipal, parceria com a Prefeitura de Teresina, a partir de demanda passada inicialmente pela vereadora Thanandra Sarapatinhas”, concluiu o governador.

Defensora da causa abordada pelo Piauí Pet Castramóvel, a vereadora Thanandra Sarapatinhas se mostrou emocionada com a realização do projeto e reforçou que a castração é fundamental para a proteção dos animais. “Não tenho palavras para descrever a felicidade em ver esse projeto sair do papel. Nós sabemos que a castração é a única forma de ajudar o sofrimento dos animais que são abandonados e atropelados”, disse.

“O Castramóvel veio para marcar a nossa cidade e o nosso Estado com uma nova era para os animais e para a nossa causa. Esse projeto irá beneficiar os animais do nosso estado todo, não só da nossa capital, mas também de Parnaíba, Picos e outras cidades”, completou Sarapatinhas.

A iniciativa realizada pelo projeto é dividida em quatro etapas, sendo elas o cadastro do cão ou gato no local da ação, a triagem/avaliação para que os profissionais possam identificar quais animais estão aptos para a castração, o encaminhamento do pet para a realização de exames laboratoriais e, por fim, a execução do procedimento. Os animais receberão um Registro Geral (RG) Pet, emitido gratuitamente após cada atendimento. Além disso, os tutores dos cães e gatos serão presenteados com mudas de plantas.

Secretário da Semarh, Daniel Oliveira ressaltou a que o Castramóvel irá beneficiar cada vez mais cidades, sendo apenas um dos projetos voltados para a causa de proteção dos animais. “As ações irão se multiplicar e avançar, com Parnaíba recebendo a segunda etapa do projeto e Picos recebendo a terceira, o que mostra o firme compromisso do Governo do Estado para com a causa animal. Em outubro, vamos instaurar o Conselho Estadual do Direito e da Proteção aos Animais, também com a participação da sociedade civil e dos representantes de órgãos governamentais”, afirmou o gestor.

Edval Braga, tutor de animais, aproveitou a oportunidade trazida pelo Castramóvel e levou seu cachorro, Luke, para receber o benefício. “A campanha é muito importante e nós agradecemos muito a iniciativa, até porque a maioria da população não tem condições de castrar os animais, então o Castramóvel ser gratuito é muito gratificante. Para o meu cachorro, Luke, também é muito importante, já que a castração possibilita o melhor para ele”, disse ele.

Facebook
Veja também