Imepi fiscaliza produtos de material escolar na cidade de Teresina
As equipes de fiscalização estão empenhadas em examinar o aspecto quantitativo e de medida, visando garantir mais segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar.
Nesta quinta-feira (25), o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizou a perícia dos produtos de material escolar, coletados em estabelecimentos comerciais em Teresina. A ação foi promovida pelo setor de Pré-medidos na sede do órgão, localizado no Avenida Barão de Gurguéia.
As equipes de fiscalização estão empenhadas em examinar o aspecto quantitativo e de medida, visando garantir mais segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar, além de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio.
Segundo a coordenadora do setor de Pré-medidos, Mayra Freire, passam por perícia objetos como lápis, cadernos, papel A4, caneta esferográfica e giz de cera. Os materiais escolares estão sendo apurados com anuência do fabricante no laboratório.
“Nós realizamos a contagem do material e o peso do produto em massa. Por exemplo, a descrição da embalagem de uma cola ou massa de modelar contam com o peso total do produto, que é verificado durante a perícia. No caso de uma resma de papel, é feito a contagem de folhas e a medida do material para garantir que os pais não sejam lesados”, explica a coordenadora.
Operação Aulas Seguras
O Imepi realizou, neste mês de janeiro, a Operação Aulas Seguras junto aos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O setor da Qualidade do Imepi fiscalizou em cerca de 12 mil produtos infantis a veracidade do selo do Inmetro e a existência de matéria nocivo às crianças.
A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, afirmou que o órgão permanecerá realizando as fiscalizações de rotina para o combate de produtos de material escolar falsificados. “Em caso de irregularidade, ressaltamos que o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do instituto: (86) 99456-1921”, finaliza a gestora.
Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon MunicipalTJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionadosConcerto com músicas da Disney reúne grande público no Parque da Cidadania
Segundo a Prefeitura de Teresina, em um ambiente mágico, a população interagiu com os personagens, cantou músicas tradicionais e vivenciou um dos momentos mais especiais do mêsHomem morre afogado na praia de Barra Grande no litoral do Piauí
De acordo com informações da polícia, o afogamento aconteceu nessa sexta-feira (20).Piauí se prepara para extrair mais de 1 milhão de toneladas de minério de ferro
Segundo o Governo do Piauí, a exploração mineral do estado se concentra em vários municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir