Batalha do Jenipapo é retratada em exposição no Museu do Piauí
A exposição gratuita ficará disponível até o final de fevereiro no Museu do Piauí, Casa Odilon Nunes, localizado na Rua Areolino de Abreu, no Centro de Teresina.
A história da Batalha do Jenipapo, que marcou a luta pela Independência do Brasil, foi retratada em exposição aberta ao público a partir dessa quinta-feira (25), no Museu do Piauí, Casa Odilon Nunes, localizado na Rua Areolino de Abreu, no Centro de Teresina.
A supervisora do Museu do Piauí, Margareth Torres Veloso, destacou a importância do local no fomento da arte e da cultura piauiense, além de convidar a população para conhecer a história da batalha.
"É de muita importância os estudantes e o público em geral conhecerem um pouco da nossa história. Se não houvesse essa batalha, provavelmente o Brasil não teria sido independente. Então, os alunos têm que conhecer sua importância, porque infelizmente não está inserida nos livros de História do Brasil e a exposição dá dimensão da importância da nossa história", disse Margareth.
Margareth ainda informou que a exposição é gratuita e ficará disponível até o final de fevereiro. "O evento é uma iniciativa do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery Costa, em parceria com o Museu do Piauí. Isso traz para a gente uma grande alegria em ter esse acervo tão importante sobre a Batalha do Jenipapo", frisou a supervisora.
O evento é itinerante e será promovido em escolas e demais espaços públicos ou privados, de acordo com o professor Cineas Santos, do Conselho Estadual de Cultura.
"Essa é uma exposição que deve ser itinerante, deve percorrer escolas, espaços públicos e privados, porque é uma oportunidade para que as pessoas entendam o significado, a importância dessa batalha", ressalta o conselheiro.
O professor ainda enfatizou que a Batalha do Jenipapao deve ser estudada e mais reconhecida, diante da sua relevância. "Essa batalha foi decisiva para a independência, não apenas do Piauí, mas também do Brasil. Os portugueses sabiam que metade deste país já faria a independência de qualquer forma; ou seja, do Ceará para lá era inevitável que acontecesse. Mas eles queriam preservar o pedaço de cá e o Piauí era o limite, tanto que o Fidié trazia uma ordem expressa do rei: mantenha", conta Cineas.
O Museu do Piauí funciona de terça-feira à sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados, de 08h às 12h.
Teresina
Piauí
Batalha do Jenipapo
Bicentenário da Independência do Brasil
Museu do Piauí – Casa do Odion Nunes
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas.Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir