Semarh realiza reinserção de 44 animais silvestres em José de Freitas
A ação consiste em liberar para o ambiente natural, animais que passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas Semarh) e se encontram prontos para retornarem à liberdade.
Nessa segunda-feira (29), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fez a soltura de 44 animais silvestres para retornar ao seu habitat natural. A ação aconteceu em área cadastrada pelo órgão em José de Freitas.
De acordo com a Semarh, os animais passaram pela reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas Semarh), dentre eles, foram reinseridos jabutis, jiboias, tamanduá-mirim e aves.
Além do período de quarenta, o processo contou com acompanhamento médico-veterinário e reabilitação, somente depois os animais foram considerados aptos para retornar a natureza.
Ainda segundo a pasta, a área na qual os animais foram soltos, possui correspondência ecológica com as espécies. O próximo passo será a identificação, descrição e o registro nos termos de destinação, microchipados e anilhados, conforme direciona a lei vigente. A propriedade possui diversos ambientes adequados aos répteis e aves, bem como outros que podem abrigar tamanduás e outros.
Para conscientizar a população sobre os maus-tratos, coleta e tráfico de animais silvestres, a Semarh também realizará campanha de educação ambiental voltada para a preservação da área.
Além disso, a atividade de soltura está pautada na instrução normativa nº 19/2024 e vem ilustrar o desenvolvimento da gestão da fauna na Diretoria de Conservação da Biodiversidade da Semarh, que está se fortalecendo por meio das normativas publicadas, reestruturação do Cetas, cadastros e destinações à vida selvagem daqueles animais que por alguma razão, foram removidos da sua vida e habitat original.
José de Freitas
Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - Apipa
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir