UFPI concede título de Doutor Honoris Causa ao neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale
O título de Doutor Honoris Causa é uma das maiores honrarias concedidas pela UFPI, a cerimônia de entrega do título será realizada na quinta-feira (24) no Cine Teatro.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) homenageará o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale com o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento às suas contribuições para a sociedade piauiense e sua trajetória de vida. A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da instituição. A cerimônia de entrega será realizada nesta quinta-feira (24), às 17h30, no Cine Teatro da UFPI.
Benjamim Pessoa Vale nasceu no povoado Lagoa do Mato, na cidade de Coelho Neto, Maranhão, filho de Maria Vieira Vale e João Pessoa Vale. De acordo com o médico, sua infância foi marcada pela simplicidade, ajudando a família no trabalho rural. Ele relembra que sua vida mudou quando, ainda adolescente, teve a oportunidade de estudar em uma escola inaugurada em um povoado vizinho. "A educação foi a ferramenta que transformou minha vida", diz Benjamim.
Com cerca de 30 anos de atuação na neurocirurgia, Benjamim Pessoa Vale se tornou uma referência nacional no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ao longo de sua carreira, ele sempre destacou a importância de humanizar o atendimento médico, afirmando que “ser médico é cuidar de pessoas, e não de doentes e doenças".
O neurocirurgião relatou que sua dedicação e o afeto com que trata seus pacientes lhe renderam grande respeito no campo da medicina.
Além de sua atuação na área da saúde, Benjamim também é escritor, com quatro livros publicados. Ele escreve crônicas sobre diversos temas, e um de seus livros é voltado para o público infantil.
O médico, que se autodenomina "menino de pé no chão", ressaltou a importância desse reconhecimento como um reflexo de sua trajetória e dedicação. "Esse reconhecimento não é apenas o reflexo de minha trajetória profissional, mas de um compromisso que sempre tive: cuidar da saúde e bem-estar da nossa população", afirmou.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir