Rafael Fonteles inaugura nova estação do Metrô de Teresina e anuncia Tarifa Zero
De acordo com o governador, a nova linha possui 2,5 km de extensão e interliga a estação Colorado à Estação Boa Esperança, atendendo, especialmente, os moradores desses bairros e de outras regiões.
Uma nova estação do metrô de Teresina foi inaugurada pelo governador Rafael Fonteles nesta terça-feira (12) no bairro Colorado, na zona Sudeste da Capital. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal anunciou a tarifa zero a partir de janeiro de 2025.
De acordo com o governador, a nova linha possui 2,5 km de extensão e interliga a estação Colorado à Estação Boa Esperança, atendendo, especialmente, os moradores desses bairros e de outras regiões, como o Gurupi, São Sebastião e Renascença.
“Hoje, entregamos a ampliação da linha férrea em 2,5km e a nova estação do bairro Colorado. Em breve, iremos inaugurar mais 1,1km e a nova estação do bairro Todos os Santos”, afirmou.
Rafael Fonteles explicou que o investimento total no metrô de Teresina é de R$ 600 milhões e uma nova estação também deve ser construída no bairro Todos os Santos, na zona Sudeste.
“O investimento total no metrô é de R$ 600 milhões, sendo parte com investimentos da Setrans (Secretaria Estadual de Transportes), e a outra parte pela Companhia Ferroviária. Teremos um metrô totalmente revitalizado, com pista duplicada e um número 10 vezes maior de passageiros. E em janeiro, teremos tarifa zero, com o Governo do Estado investindo na mobilidade urbana de Teresina", informou o governador.
Com a implementação da nova estação, o presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), Wilson Martins, afirmou que mais de 3 mil pessoas devem passar a usar o transporte.
“É uma entrega importante que passa a funcionar a partir da viagem inaugural. Estamos recebendo a obra, fazendo o planejamento e em curto espaço de tempo a linha vai funcionar. Hoje, também teremos a licitação de três Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) para Teresina e a recuperação de um VLT que está na manutenção. Vai funcionar nos horários de "rush" nos próximos três meses, até ficar de forma definitiva. Em seis meses, com a estação Todos os Santos, vamos ter toda a operalicionazação”, considera o gestor.
A moradora do bairro Colorado, Maria da Penha Santos Sousa, celebrou a nova estação e afirmou que está mais próxima da população. “Eu já era usuária do metrô. É um transporte bom e barato e, com certeza, vai beneficiar outras pessoas da região”, avalia a manicure.
A expectativa é de que a oferta aumente com incremento de 2.000 passageiros/dia. Rafael Fonteles pontuou que o projeto abrange também a duplicação da linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé ao Centro.
De acordo com o governo estadual, a duplicação vai garantir que dois trens possam operar simultaneamente, em sentidos opostos. As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé também devem ser reformadas.
Rafael Fonteles também anunciou outras obras previstas, como o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para passagem inferior; a reforma da oficina de manutenção; e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), essencial para monitorar os trens em tempo real. As obras devem viabilizar uma redução no tempo de viagem de uma hora para apenas 25 minutos.
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir