Viagora

Incêndios em vegetação são maioria das ocorrências atendidas em Teresina pelos Bombeiros

Do total das 72 ocorrências, 22 foram de incêndios ocorridos em terrenos baldios e vegetação aberta.

Nas últimas 48 horas, Teresina contou com um plantão movimentado realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). Alguns casos foram identificados como alto risco para a população e imóveis da capital, totalizando 72 atendimentos realizados, como resgates de animais, combate a incêndios e salvamentos em acidentes de trânsito.

De acordo com o relatório das centrais 190 e 193, por onde todas as chamadas são repassadas ao Comando de Operações dos Bombeiros Militar, do total das 72 ocorrências, 22 foram de incêndios ocorridos em terrenos baldios e vegetação aberta.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíCorpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) combatendo incêndios em vegetação.
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) combatendo incêndios em vegetação.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Gilberto, destacou que os incêndios em vegetação continuam dominando as chamadas, mesmo com a melhora do tempo e que esse tipo de incidente é provocado devido à insistência das pessoas que queimam lixo e mata seca, assim provocando o fogo. “Precisamos que a população colabore e saiba que queimar lixo em mata aberta é crime e prejudica não só a natureza como a nossa saúde”, enfatizou o tenente.

Segundo informações do Governo do Piauí, todas as ocorrências de incêndios vegetais foram atendidas com êxito, além das outras situações, que receberam todo o auxílio e estrutura necessária dos Grupamentos dos Bombeiros Militar (GBM). Um exemplo, foi o incêndio ocorrido durante a madrugada de sábado (09), em uma ótica no Centro de Teresina. O estabelecimento, localizado na Rua Olavo Bilac, teve o combate ao fogo dificultado, devido aos fios de energia sobre o telhado do imóvel e acabou necessitando da presença de técnicos da Equatorial para cortar a energia e garantir a segurança do local, além do uso de um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), que foi primordial para a contenção do incêndio. O local, foi completamente destruído pelas chamas e teve um prejuízo avaliado em R$ 350 mil.

Ainda de acordo com informações do Governo do Piauí, outros dois casos, desta vez envolvendo veículos em via pública, também foram finalizados com êxito, sem vítimas. Primeiramente, o incêndio ocorrido na madrugada do sábado (09), em um veículo Renault Kwid, que pegou fogo após colidir com um poste na Avenida Kennedy. As equipes do 1º GBM controlaram o incêndio, mas o veículo foi completamente destruído. Felizmente, não houve vítimas, sendo encontrado no local, apenas o documento do proprietário. Já por volta das 2:15 de domingo (10), outro condutor perdeu o controle do seu veículo ao tocar na mureta de proteção da ponte Juscelino Kubitschek (Ponte da Frei Serafim). O condutor não teve sua identidade revelada e foi resgatado com vida pelo Samu.

Por: Maria Fernanda Rios 

Facebook
Veja também