Viagora

Operação Denarc 64 prende 13 suspeitos de lavagem de dinheiro para facção no Piauí

A operação identificou que a facção "Bonde dos 40" possuía ligação com a lavagem de recursos ilícitos.

Na manhã desta quinta-feira (14), a operação Denarc 64 prendeu treze pessoas envolvidas em esquema que lavava dinheiro para a facção criminosa Bonde dos 40 no Piauí. O coordenador do Departamento Especializado em Narcóticos, delegado Samuel Silveira, falou sobre os detalhes da investigação e os suspeitos.

Segundo o delegado, nove empresas foram interditadas por envolvimento direto na lavagem de dinheiro, atuando como fachada para o tráfico de drogas, que envolve tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Cerca de 47 veículos, entre carros e motos, foram apreendidos por serem fruto da prática ilícita.

Foto: Noely Alvarenga/ ViagoraOperação DENARC 64
Operação DENARC 64

“A lavagem de dinheiro era realizada por meio de uma rede complexa de transações financeiras, onde o dinheiro originado do tráfico de drogas circulava por diversas contas bancárias. As empresas suspeitas foram utilizadas como transações na transferência de dinheiro ilícito, muitas delas registradas de forma irregular ou com documentos falsificados", destacou o delegado.

A operação identificou que a facção "Bonde dos 40" possuía ligação com a lavagem de recursos ilícitos. Silveira destacou que a ação não visa apenas combater o tráfico, mas desarticular toda a estrutura financeira que sustenta essas organizações criminosas.

Foto: Noely Alvarenga/ ViagoraOperação DENARC 64
Operação DENARC 64

O delegado informou também que mais de R$ 2 bilhões foram revelados como de origem ilícita, fruto do tráfico de drogas, que eram camuflados. Quatro alvos da operação continuam foragidos.

“Ao todo, 45 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e 20 pessoas foram presas, sendo 21 alvos físicos e 9 jurídicos. As prisões ocorreram em vários estados, incluindo Floriano, Barão de Grajaú e João Pessoa”, ressaltou.

Facebook
Veja também