Mais de 70% das farmácias de Cocal funcionam irregularmente, aponta Procon
De acordo com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, a fiscalização foi realizada nessa quinta-feira (14) em onze farmácias do município.
Mais de 70% das farmácias de Cocal funcionam de forma irregular, foi o que apontou a fiscalização realizada nessa quinta-feira (14) pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).
O Procon informou que a ação fiscalizou onze farmácias e identificou apenas três estabelecimentos operando em conformidade com a legislação, como o devido registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) e a presença de um farmacêutico habilitado.

De acordo com o programa de defesa do consumidor, a operação apurou que sete farmácias não possuíam um farmacêutico, enquanto uma funcionava sem o registro obrigatório no CRF.
O promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, que coordena o Procon/MPPI, afirmou que a obrigatoriedade de um profissional na farmácia contribui para garantir a segurança dos consumidores.
“A presença do farmacêutico é essencial em uma cidade como Cocal, onde mais de 28 mil pessoas dependem desses serviços para obter medicamentos com orientação segura. O profissional farmacêutico garante que a população tenha acesso a orientações adequadas e evita o risco de automedicação e uso incorreto de remédios”, ressaltou.
Diante das irregularidades, o Procon fez a autuação dos estabelecimentos e os autos de infração foram encaminhados ao promotor de Justiça que atua no município. De acordo com o órgão, o Ministério Público vai propor Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as farmácias possam regularizar suas atividades. A consequência para aquelas que não se adequarem às normas será a interdição até que cumpram todos os requisitos legais.
-
Mais de mil alunos do Piauí são classificados para Olimpíada de IA
Segundo a Seduc, 1.010 estudantes da rede estadual, passaram para a terceira fase da (Onia), colocando o Piauí na segunda posição no ranking de estados com mais estudantes classificados -
Vila Irmã Dulce receberá 2,8 mil m² de pavimentação em paralelepípedo em Teresina
A obra foi anunciada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e será realizada com investimento de R$ 368.921,82. -
SAF distribui 32,8 mil manivas de mandioca para cultivo no semiárido piauiense
A distribuição ocorreu nesse sábado (08), no espaço Raízes do Brasil, que é gerido pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), no centro da cidade de Picos. -
Ex-prefeito de Teresina Haroldo Borges morre aos 92 anos
O prefeito de Teresina, Drº Silvio Mendes (União Brasil), emitiu uma nota de pesar, lamentando o falecimento do ex-prefeito, e prestando solidariedade a família e amigos. -
Justiça Itinerante fará atendimentos na zona rural de Teresina a partir de segunda
Os serviços serão realizados na Praça Mãe Otília, S/N, no povoado Santa Teresina, a partir das 8 horas da manhã.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir