Viagora

PM do Piauí vai promover 250 policiais no Dia da Bandeira

A solenidade ocorrerá no próximo dia 19 de novembro no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Teresina.

Na próxima terça-feira (19), a Polícia Militar do Piauí vai promover solenidade Cívico-Militar em alusão ao Dia da Bandeira, na qual mais de 250 oficiais e praças serão promovidos. O evento ocorrerá a partir das 7h, no Quartel do Comando-Geral (QCG), bairro Cristo Rei, na zona sul de Teresina, com presença do governador Rafael Fonteles e o secretário de segurança pública, Chico Lucas.

Além disso, civis e militares também serão homenageados com diplomas de Amigo da Polícia Militar e de Honra ao Mérito, reforçando a importância do elo entre a polícia e a comunidade. A solenidade também contará com desfiles da tropa e incineração da bandeira antiga e hasteamento solene da bandeira nacional nova, como parte dos ritos tradicionais.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíSolenidade Dia da Bandeira
Solenidade Dia da Bandeira

De acordo com o governo estadual, o Dia da Bandeira é celebrado no dia 19 de novembro e a data foi implementada somente quatro dias após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, por meio do Decreto-Lei nº 4. 

O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, explicou que essa promoção é uma etapa significativa na carreira dos profissionais militares, sendo resultado de muita dedicação. A progressão ocorre por critérios de antiguidade, merecimento e mérito intelectual.

"Dia 19 de novembro, dia da nossa bandeira, pavilhão nacional, um dos símbolos da República que nós temos sempre que venerar e honrar.  É a nossa referência como simbologia de Estado democrático de direito.  Temos também nessa oportunidade, através do nosso governador Rafael Fonteles, a valorização profissional com a progressão na carreira dos nossos policiais. A data faz parte do calendário da Polícia Militar e prevê a promoção de oficiais e praças como forma de premiar e prestigiar aqueles que se destacaram na corporação”, ressaltou.

Por: Jéssica Borges

Facebook
Veja também