Viagora

TJ-PI promove Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa

Segundo o NUJUR, a Justiça Restaurativa é uma abordagem promovida pelo Poder Judiciário Nacional, que oferece uma alternativa de resolução de conflitos

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), realizará, nesta terça-feira (dia 19), o Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa, que visa compartilhar os benefícios desse método, que busca a resolução de conflitos por meio do diálogo e da negociação. O evento, que faz parte da Semana da Justiça Restaurativa, ocorrerá no Plenário do Palácio da Justiça a partir das 9h00 e será conduzido pela juíza coordenadora do Núcleo da Justiça Restaurativa (NUJUR), Maria Luiza de Moura.

Segundo o NUJUR, a Justiça Restaurativa é uma abordagem promovida pelo Poder Judiciário Nacional, que oferece uma alternativa de resolução de conflitos, seja no âmbito judicial, extrajudicial, comunitário, escolar, entre outros. Por meio do diálogo, busca-se proporcionar soluções mais justas e satisfatórias para todas as partes envolvidas. A Semana da Justiça Restaurativa é uma iniciativa internacional, celebrada anualmente na terceira semana de novembro.

Ainda de acordo com o NUJUR, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) designou 2023 como o Ano da Justiça Restaurativa na Educação, com o objetivo de promover a implementação de programas, projetos e iniciativas voltados para a prática da Justiça Restaurativa no ambiente escolar. No Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o NUJUR foi criado em 2020 com a finalidade de acolher demandas judiciais e da comunidade, buscando resolver conflitos por meio da aplicação dos círculos restaurativos.

Por: Maria Fernanda Rios

Facebook
Veja também