Promotor acompanha redução salarial de 154 servidores da FMS de Teresina
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou, através da assessoria de comunicação, que vai responder nos autos do processo.
O promotor de justiça Chico de Jesus instaurou procedimento administrativo em face da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), presidida por Ítalo Costa, para acompanhar a aplicação do redutor salarial na remuneração de 154 servidores que extrapolam o teto constitucional. O Ministério Público do Estado disponibilizou a portaria no dia 15 de outubro deste ano no Diário Oficial.
O titular da 42ª Promotoria de Justiça explicou que o procedimento visa acompanhar o aprimoramento do controle interno da FMS no gerenciamento da folha de pagamento dos seus servidores.

Segundo o Ministério Público, os fatos foram constatados por meio de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado que identificou diversas irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura Municipal de Teresina, referente ao período de janeiro de 2022 a março de 2023.
“A referida situação denuncia a fragilidade no Sistema de Gerenciamento da Folha de Pessoal da Fundação Municipal de Teresina, não permitindo a correta aplicação do redutor salarial nos casos de extrapolação do teto constitucional, em prejuízo ao erário municipal”, diz o promotor na portaria.
O promotor determinou a notificação do presidente da FMS de Teresina, Dr. Ítalo Costa, para prestar esclarecimentos na promotoria de justiça. Dentre as informações exigidas pelo Ministério Público estão: existência de regramento/instrumento legal que estabeleça e descreva todas as rubricas/parcelas/verbas que devem constituir a base da remuneração, além de notificações dos servidores para sanar a irregularidade e cumprimento das recomendações emitidas pelo TCE-PI.
Outro lado
Ao Viagora, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou, através da assessoria de comunicação, que vai responder nos autos do processo.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Promotor investiga ex-prefeito de Paes Landim por contrato de R$ 84 mil sem licitação
O contrato nº 004/2023 foi celebrado em 08 de março de 2023, com vigência de um ano, para prestação de serviços de consultoria em gestão pública educacional. -
Silvio Mendes sanciona lei que proíbe uso de Kadrons em veículos
A legislação é de autoria do vereador Dudu Borges (PT) e visa evitar a poluição sonora causada pelo uso de escapamentos de veículos automotores. -
Prefeito de Fartura do Piauí cancela show da banda Calcinha Preta após pedido do MP
A recomendação do Ministério Público foi expedida pela promotora de justiça Gabriela Almeida de Santana. -
Themístocles Filho diz que pretende continuar na disputa de vice-governador
O vice-governador também comentou sobre as discussões entre os partidos sobre espaços dentro da base aliada. -
TRE-PI vai julgar pedido de liberdade da vereadora Tatiana Medeiros na segunda
A parlamentar está afastada da Câmara de Teresina desde quinta-feira (03), após ser presa preventivamente pela Polícia Federal na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral em sua residência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir