Navegabilidade do Rio Parnaíba é aprovada pelo Conselho de Recursos Hídricos do Piauí
O Plano Estadual de Recursos Hídricos aprovado nessa terça-feira (26) também prevê a integração das bacias hidrográficas.
A atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI) foi aprovada nessa terça-feira (26) pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Piauí (CERH-PI). O plano prevê a retomada da revitalização e navegabilidade do Rio Parnaíba, integrando as bacias hidrográficas em grandes sistemas de distribuição de água.
De acordo com o governo, o plano elaborado pelo Consórcio TPF e YIBl, com o apoio de órgãos estaduais, mostra os benefícios para todos os municípios da Bacia Hidrográfica do Parnaíba com a revitalização e navegabilidade do rio.
O secretário de Meio Ambiente e presidente do CERH, Daniel Oliveira, afirmou que o transporte intermodal deve ser viabilizado no Piauí, para contribuir no transporte de grãos do sudoeste até o Porto de Luís Correia, por meio de três modais: hidrovia, rodovia e ferrovia. É o chamado Intermodal do Vale do Parnaíba.
“O fato é que, aprovada a atualização do plano, mostra-se viável o Piauí receber recursos para garantirmos a navegabilidade do Rio Parnaíba e toda a revitalização da base hidrográfica dos mais de 200 municípios que estão interligados pelo rio”, destacou o secretário de Meio Ambiente e presidente do CERH, Daniel Oliveira.
Ainda conforme o secretário, o plano visa a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento econômico do estado, ressaltando que o transporte hidroviário de cargas é mais econômico e mais ambientalmente adequado, e vai permitir a revitalização das margens do Rio Parnaíba, com medidas para evitar o assoreamento.
O governador Rafael Fonteles apresentou, em abril desse ano, os projetos de viabilidade econômico do intermodal a representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes, dos Portos e Aeroportos, Integração e Desenvolvimento Regional, Casa Civil, além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.
“É um projeto que irá permitir que o transporte de cargas e mercadorias, tanto as importadas quanto as exportadas, aconteça dentro do nosso território. Isso irá representar mais riquezas e oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor em suas redes sociais, que este, trata-se do principal projeto de infraestrutura do Piauí.
Por: Jéssica Borges
Parnaíba
Piauí
Parnaíba
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Daniel Oliveira
-
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade. -
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município. -
PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir