Viagora

Corpo de Bombeiros Militar reforça treinamentos operacionais no Piauí

O treinamento é organizado pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí (CBMEPI) e inclui militares do 1°, 2° e 3° grupamentos.

O Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí (CBMEPI) tem reforçado os treinamentos operacionais diariamente, nas dependências do quartel, em Teresina, envolvendo militares do 1º, 2º e 3º Grupamentos, na qual são aplicados exercícios antes do início dos plantões supervisionados por oficiais experientes, como tenentes e capitães.

Segundo o tenente Stanley, os treinamentos incluem revisão de viaturas, uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), manuseio de ferramentas de resgate e simulações de ocorrências reais. O objetivo dos treinamentos operacionais é preparar as equipes para atender a diversos tipos de ocorrências com rapidez, eficiência e segurança.

Foto: Divulgação / Governo do Piauítreinamento em CBMEPI
treinamento em CBMEPI

“Os exercícios ajudam a equipe a revisar equipamentos, treinar protocolos e aprimorar habilidades práticas. Isso aumenta a confiança dos militares e garante um atendimento de excelência à população”, pontuou o tenente Stanley.

Durante uma simulação de combate a incêndio urbano, o soldado Alielson destacou que esses treinamentos são essenciais, associando os aprendizados da teoria com as práticas. 

Segundo o tenente Stanley, além de capacitar os militares, os exercícios fortalecem o espírito de união e cooperação das equipes.  “O trabalho em conjunto é essencial para o sucesso das missões. Aqui, os bombeiros aprendem a confiar uns nos outros, a atuar de forma coesa e a oferecer um atendimento homogêneo e de qualidade à população”, concluiu o oficial.

De acordo com o CBMEPI, os treinamentos são adaptados conforme as condições climáticas e a época do ano, focando em situações específicas, como combate a incêndios e resgates. Através dessa abordagem, o Corpo de Bombeiros do Piauí demonstra comprometimento com a segurança pública, assegurando que suas equipes estejam preparadas para agir nas mais diversas situações de emergência.

Por: Jéssica Borges

Facebook
Veja também