Viagora

Governo do Piauí desenvolve tecnologia de identificação facial para resolver crimes

A Secretaria de Segurança apresentou as ferramentas Lupa App e Face PI para melhorar e modernizar a inteligência policial no estado.

Nessa quinta-feira (6) a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, lançou durante o Workshop “LGPD e Segurança: Conectando Privacidade e Eficiência” duas ferramentas  Lupa App e Face PI para modernizar a inteligência policial no estado.

Segundo apresentado durante o workshop, o Lupa permitirá aos policiais militares consultas em tempo real, durante abordagens, enquanto o Face PI, com uma base de dados de 800 mil rostos piauienses, utilizará tecnologia de reconhecimento facial para ajudar na resolução de crimes.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíGoverno do Piauí desenvolve tecnologia de reconhecimento facial para solucionar crimes
Governo do Piauí desenvolve tecnologia de reconhecimento facial para solucionar crimes

O governador Rafael Fonteles destaca que tecnologias como esta facilitam uma segurança pública mais eficiente. “Estamos focando em soluções a partir da inteligência e integração de dados. O que estamos aplicando aqui, está sendo exemplo para todo o Brasil. Estamos avançando com essas ferramentas. Temos orgulho da nossa polícia, que proporciona os menores indicadores de violência e o menor índice de letalidade policial. Queremos uma cultura de paz promovida à inteligência e melhoria da cultura do povo. A tecnologia deve seguir esse princípio, respeitando a democracia e os direitos humanos", avalia o gestor.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, disse que é preciso discutir com a sociedade piauiense o uso dos aplicativos, sobretudo o Face PI. “Até onde a gente pode usar a tecnologia para perseguir os criminosos, para elucidar os crimes sem ferir a intimidade e a privacidade das pessoas? Esse debate é importante, ainda mais porque vivemos num estado de direito, e por isso que a gente vem de diferentes setores para falar sobre o assunto, mas sem esquecer esse mundo de inteligência artificial e outras tantas tecnologias tão importantes", considera o gestor.

O Lupa app antes funcionava como um bot por aplicativo de mensagem e apresentou resultados positivos desde a implantação. Cerca de 50 celulares roubados ou furtados foram recuperados apenas no primeiro dia de uso da ferramenta, o bot foi responsável por 20% do total de celulares recuperados no estado. Ao todo, foram realizadas 264 mil consultas com 52.306 resultados positivos. A média é de 720 consultas por dia. Esses números devem crescer, agora que a ferramenta poderá ser acessada por meio de um aplicativo.

Facebook
Veja também