Viagora

Defesa Civil do Piauí apresenta Plano de Emergência Pluviométrica de 2025

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, explicou que o plano foi desenvolvido para otimizar a comunicação entre os órgãos competentes e os municípios.

Nesta terça-feira (17), a Defesa Civil do Piauí apresentou o Plano Estadual de Emergência Pluviométrica 2025, com foco na prevenção de desastres durante o período chuvoso. O lançamento ocorreu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI).

Segundo o Governo do Piauí, o plano de prevenção e resposta para o período chuvoso, desenvolvido pela Defesa Civil, prevê a atuação integrada de órgãos públicos, organizações comunitárias e empresas fornecedoras de serviços e insumos essenciais.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíEvento para lançar o Plano Estadual de Emergência Pluviométrica 2025
Evento para lançar o Plano Estadual de Emergência Pluviométrica 2025

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, explicou que o plano foi desenvolvido para otimizar a comunicação e a organização entre os órgãos competentes e os municípios em situações de emergência. "Estamos aqui para prevenir, esse é o objetivo. A Defesa Civil já é formada por diversos órgãos e estamos aqui para alinhar não somente com esses órgãos, mas também com os municípios, todo o processo de prevenção para evitar quaisquer desastres", disse.

O deputado estadual Nerinho também esteve presente no lançamento e ressaltou que o plano foi elaborado e avaliado em parceria com órgãos colaboradores, com base em tragédias recentes, como as enchentes no Rio Grande do Sul, como exemplo de prevenção. “Precisamos, a todo custo, nos prevenir, pois não podemos ficar à mercê do acaso. Então, a Defesa Civil montou todo um plano que visa, principalmente, a proteção da nossa população com um apoio, além de planos A, B e C”, explicou.

No evento, o Subcomandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel José Veloso, enfatizou a importância do plano e de todos os processos integrados propostos pela Defesa Civil. “A Defesa Civil vem trabalhando muito bem e o Corpo de Bombeiros estará sempre à disposição para ajudar e contribuir com essa gestão tão bem planejada”, destacou.

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, no evento estavam presentes a Secretária de Estado das Relações Sociais (Seres), Nubia Lopes, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc), Associação Piauiense de Municípios (APPM), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBM-PI), a Associação de Radioamadores do Piauí (ARPI); a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 25º Batalhão de Caçadores e a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Facebook
Veja também