Viagora

Piauiense vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo é homenageado na Alepi

O deputado Marden Menezes (PP), destacou que a premiação é considerada um Nobel para jovens

Nesta segunda-feira (16), o piauiense Manoel José Nunes Neto, vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O estudante recebeu o prêmio na Suécia pelo desenvolvimento de um Rover Aquático, uma tecnologia inovadora que monitora de maneira eficiente e contínua a qualidade da água.

O deputado Marden Menezes (PP), destacou que a premiação é considerada um Nobel para jovens. “A finalidade dessa sessão na Alepi é também servir de exemplo a essa juventude do Piauí. É um exemplo para essa garotada que, com certeza, pode se inspirar, pode se dedicar em suas áreas de preferência”, enfatizou.

Foto: Divulgação / AlepiO piauiense Manoel José Nunes Neto recebendo a Medalha do Mérito Legislativo
O piauiense Manoel José Nunes Neto recebendo a Medalha do Mérito Legislativo

Manoel José Nunes Neto destacou que a competição, com a participação de mais de 40 países, evidenciou o grande potencial do Brasil e do Piauí. Seu projeto, já patenteado, espera atrair o interesse de empresas para a produção do Rover Aquático, que pode ser utilizado em várias regiões. O jovem também mencionou o forte incentivo ao estudo em sua casa, ressaltando que, apesar de seus pais, um ex-cobrador de ônibus e uma manicure, terem recursos limitados, sempre houve livros para seu aprendizado. “O conhecimento é muito bom, mas o processo de tirar o conhecimento do livro e colocar na cabeça é muito difícil. E eu sempre tive a vontade de estudar muito e de dar um bom futuro para os meus pais”, explicou.

Segundo a Alepi, a premiação na Suécia aconteceu em 27 de agosto, com a presença da família real do país. O prêmio reúne jovens de diversas partes do mundo para discutir a proteção dos recursos hídricos, incentivando inovações aplicáveis e promovendo a educação e a ciência.

Facebook
Veja também