Defesa Civil discute ações emergenciais para desabrigados após fortes chuvas em Picos
Uma audiência pública de emergência foi realizada nessa segunda-feira (30) na Câmara de Picos para alinhar as ações integradas entre os órgãos de assistência.
Após fortes chuvas que atingiram o município de Picos, no Sul do estado, no último domingo (29), a Defesa Civil do Piauí promoveu uma audiência pública de emergência para discutir sobre ações de resposta e assistência às pessoas afetadas.
A audiência, realizada nessa segunda-feira (30) na Câmara Municipal de Picos, contou com a participação do diretor de Recursos Hídricos da Sedec, Francisco Carvalho, que comentou sobre formas de alinhamento entre diversos órgãos.
"Essa reunião foi realizada com a presença de vereadores, secretários, representantes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos. O encontro foi para alinhamentos emergenciais, elaboramos uma ata para definir as ações, como a retirada das famílias das áreas de risco", ressaltou.
Outra questão debatida por representantes da Defesa Civil foi a distribuição de cadastro para pelo menos 50 famílias que devem ser realocadas em novos abrigos. O diretor Francisco Carvalho também informou que será necessário realizar um trabalho de conscientização sobre os riscos de continuar morando no local.
"É importante ressaltar que a Defesa Civil está dialogando com essas pessoas e prestando todas as orientações necessárias", afirmou o diretor de Recursos Hídricos da Sedec.
De acordo com a Gerente da Diretoria de Resposta, Yvana Dantas, a união de esforços irá permitir que as medidas imediatas sejam implantadas em tempo hábil, visando ajudar a diminuir os danos sofridos pelos moradores.
“Como parte das ações emergenciais, foram realizadas visitas técnicas para avaliar os danos estruturais nas áreas afetadas e identificar os riscos iminentes. Paralelamente, outra equipe, incluindo assistentes sociais da Sedec e Sasc, conduziu o cadastro de famílias que necessitam desocupar residências devido ao risco de desabamento, promovendo também um momento de escuta e acolhimento. Essas ações refletem o compromisso do Governo Estadual e do Secretário Nerinho em proteger vidas, minimizar os impactos de desastres e promover a recuperação das áreas afetadas, sempre com foco na segurança e no bem-estar da população”, explicou.
A Defesa Civil explicou que vai mapear locais seguros para a instalação de abrigos temporários, além disso, o controle de acesso às áreas de risco foi intensificado.
Conforme o órgão, as forças de segurança estão colaborando com a Defesa Civil com o objetivo de evitar acidentes e preservar a integridade das equipes de resgate e da população.
Sefaz disponibiliza boleto para pagamento do IPVA de 2025 no Piauí
Segundo a secretaria, o pagamento pode ser efetuado em cota única ou parcelado em até três vezesCodevasf obteve investimentos de mais de R$ 100 milhões no Piauí
Por meio da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, os recursos beneficiaram prefeituras e associações nos 12 territórios do estadoOuvidoria do Imepi registrou 900 atendimentos em 2024, diz levantamento
De acordo com a servidora do Imepi e responsável pelo setor da ouvidoria, Antônia Ferreira, o maior índice de mensagens enviadas são para denúncias de postos de combustíveis e balanças em situação irrRaimundo Júnior toma posse como presidente da OAB do Piauí
A vencedora das Eleições da OAB Piauí, foi a Chapa “OAB da Esperança” recebendo 51,81% dos votos válidos, em uma disputa que mobilizou a Advocacia em todo o Estado.Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir