Professores da UESPI realizam protesto em frente a Alepi em Teresina
Os protestantes alegaram que a greve é um pedido de socorro e que estão abertos a negociações para solucionar as demandas da categoria.
Em greve há um mês, os docentes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram uma nova manifestação nesta segunda-feira (05), desta vez em frente a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), zona Sul de Teresina, onde o governador Rafael Fonteles fazia a abertura do ano legislativo.
Os protestantes alegaram que a greve é um pedido de socorro e que estão abertos a negociações para solucionar as demandas da categoria. Em entrevista ao Viagora, o professor Marcelo Regis explicou que a luta dos docentes não é recente e que o governador não está interessado em ouvi-los.
“Desde 2023 a gente vem protocolando documentos para o governo, levando estudos sobre a questão salarial dos professores, entre outras pautas dos estudantes, da infraestrutura da UESPI, mas o governo não ouviu e estamos sem nenhuma proposta e estão aqui por conta disso. O governador nos convida para reuniões sem levar nenhuma proposta, nenhuma anotação, nós apresentamos um estudo que foi feito com um contador e ele não apresentou nada”, afirmou.
Regis relata que a UESPI está abandonada, o professor também comentou sobre a falta de estrutura e o incêndio ocorrido nesta segunda-feira (05), no depósito da instituição no campus Pirajá, em Teresina.
“Nós não queremos fazer greve, queremos que isso acabe logo, mas ele não nos ouve, não vem com uma proposta significativa. Os professores estão abertos a negociações tanto é que nossa defasagem é mais de 70% e nós fizemos uma proposta de 22%, pensando já na questão de negociar e ele nunca nos ouviu, estamos aqui justamente por isso, precisando que o governador ouça os professores da UESPI. A UESPI hoje pegou fogo, essa situação de desabamento, incêndios vem ocorrendo no ano passado, em todos os cantos e isso prejudica a UESPI, que passa por abandono”, explicou.
A greve foi deflagrada no dia 2 de janeiro deste ano e tem o objetivo de reivindicar a recomposição de perdas inflacionárias no salário dos professores da instituição, além de investimentos na estrutura da UESPI.
Na última Assembleia Geral, os docentes denunciaram cortes salarias nos contracheques de mais de 60 professores, em sua maioria daqueles que aderiram a greve.
Teresina
Piauí
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Rafael Fonteles
Greve na Uespi
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir