Gaeco deflagra Operação Volt contra desvio de recursos na Prefeitura de Luís Correia
Segundo o Gaeco, serão cumpridos 08 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou nesta quarta-feira (07), a Operação Volt que visa apurar desvios de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação do município de Luís Correia, por meio das condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Segundo o Gaeco, serão cumpridos 08 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina.
Os mandados foram expedidos pela Central Regional de Inquérito III, Polo Parnaíba, e entre os alvos estão agentes públicos, empresas que atuam no município e seus sócios-proprietários.
Ainda de acordo com o Gaeco, a operação conjunta contou com apoio do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da atuação da Promotoria de Justiça de Luís Correia, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Força Integrada de Combate a Organizações Criminosas no Piauí (FICCO), formada pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC-PI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e Polícia Militar.
Dinâmica do crime
Conforme investigações do Gaeco, agentes públicos, empresários e suas respectivas empresas integram uma estrutura criminosa que supostamente atua no desvio de recursos públicos do município de Luís Correia.
O Gaeco informou que o crime seria praticado através do direcionamento de licitações à determinada empresa usada pela suposta organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo ente municipal.
Além disso, após o pagamento da empresa, parte do recurso público era destinado, diretamente ou através de pessoas interpostas, a agentes públicos ocupantes de cargos na estrutura da prefeitura.
Luís Correia
Piauí
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO
-
Idoso suspeito de estupro no Distrito Federal é preso durante operação em Teresina
A operação foi realizada nesta terça-feira (21) pela Diretoria de Operações Policiais - DEOP, junto ao Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc). -
Policial militar é baleado durante tentativa de assalto na Taboca do Pau Ferrado
O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (21), quando os criminosos invadiram uma residência, na zona rural de Teresina. -
Operação da Polícia Civil prende suspeito de tentar estuprar idosa em Altos
O delegado-titular de Altos, André Moreno, explicou que o jovem é suspeito de praticar vários crimes há meses na cidade, principalmente na região do bairro Barroquinha. -
Polícia prende mulher suspeita de roubo na zona rural de Teresina
Segundo informações da polícia, a mulher foi presa por suposto envolvimento no roubo de uma motocicleta e objetos em 2023. -
Secretário de Segurança Chico Lucas demite dois policiais civis
A decisão foi publicada na edição dessa segunda-feira (20) no Diário Oficial do Estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir