Gaeco deflagra Operação Volt contra desvio de recursos na Prefeitura de Luís Correia
Segundo o Gaeco, serão cumpridos 08 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou nesta quarta-feira (07), a Operação Volt que visa apurar desvios de recursos públicos destinados ao serviço de iluminação do município de Luís Correia, por meio das condutas criminosas de fraude à licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Segundo o Gaeco, serão cumpridos 08 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de sequestro de bens, nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina.
Os mandados foram expedidos pela Central Regional de Inquérito III, Polo Parnaíba, e entre os alvos estão agentes públicos, empresas que atuam no município e seus sócios-proprietários.
Ainda de acordo com o Gaeco, a operação conjunta contou com apoio do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da atuação da Promotoria de Justiça de Luís Correia, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Força Integrada de Combate a Organizações Criminosas no Piauí (FICCO), formada pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC-PI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e Polícia Militar.
Dinâmica do crime
Conforme investigações do Gaeco, agentes públicos, empresários e suas respectivas empresas integram uma estrutura criminosa que supostamente atua no desvio de recursos públicos do município de Luís Correia.
O Gaeco informou que o crime seria praticado através do direcionamento de licitações à determinada empresa usada pela suposta organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo ente municipal.
Além disso, após o pagamento da empresa, parte do recurso público era destinado, diretamente ou através de pessoas interpostas, a agentes públicos ocupantes de cargos na estrutura da prefeitura.
Luís Correia
Piauí
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO
-
FICCO prende seis foragidos da justiça em Teresina e Altos
De acordo com a FICCO, um dos capturados é acusado, junto com o filho que atualmente está preso, de assassinar um homem, em 2023. -
Estudante de medicina é preso suspeito de extorsão em Teresina
Segundo informações da Polícia Militar do Piauí, a ação ocorreu na tarde dessa sexta (20). -
Bombeiros Militares têm quase mil atendimentos a mais em 2024 no Piauí
De acordo com o CBMEPI, de janeiro a dezembro, foram registrados mais de quatro mil ocorrências por todo o estado -
Sejus intensifica vistorias com cães farejadores em presídios de Teresina
A ação ocorreu nessa quarta-feira (18), na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, a Antiga Casa de Custódia. -
Polícia prende suspeito de homicídio motivado por vingança em Teresina
De acordo com a Polícia Civil, a ação também resultou na prisão de outros dois suspeitos na zona Leste da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir