Governo do Piauí inaugura Casa da Mulher Brasileira em Teresina
O evento ocorreu de forma simbólica no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto.
Na tarde desta sexta-feira (08), o Governo do Piauí inaugurou a Casa da Mulher Brasileira de Teresina, junto ao Ministério das Mulheres em solenidade na Avenida Roraima, 2563, bairro Aeroporto, zona Norte da capital.
O evento ocorreu de forma simbólica no Dia Internacional da Mulher e contou com a presença da secretária Estadual da Mulher, Zenaide Lustosa, bem como representantes da Rede de Proteção às Mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A Secretária estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí, Regina Sousa, representou o governador Rafael Fonteles no evento, pois o gestor embarcou para agenda internacional.
A secretária Regina Sousa explicou que a Casa se configura em um espaço integrado que vai proporcionar atendimento psicossocial humanizado às mulheres vítimas de violência 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.
“Estamos entregando hoje aqui uma casa digna para cuidar das nossas mulheres, para ela encontrar aqui tudo que ela precisa. Porque se a mulher é espancada ela precisa ir para delegacia, hospital, e cada deslocamento é doloroso, aqui na Casa da Mulher Brasileira ela encontrará tudo”, explicou.
Os serviços ofertados são Delegacia Especializada, Juizado e Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e Emprego e Renda.
A primeira-dama Janja e a Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, acompanharam o evento através de transmissão oficial. Janja apontou a importância da Casa da Mulher Brasileira de Teresina.
“Eu tenho certeza que esse vai ser um equipamento muito importante e que vai contribuir muito para que a gente consiga que muitas mulheres sejam atendidas com os diferentes serviços que tem na Casa da Mulher Brasileira”, pontuou.
Além disso, a secretária Estadual da Mulher, Zenaide Lustosa, afirmou que a iniciativa vai promover a educação financeira, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, com o intuito de auxiliar as mulheres a sair do ciclo da violência.
"Ainda temos poucas casas no Brasil, antes estavam definidas só nas capitais, agora o governo interioriza esse equipamento de acolhimento no serviço humanizado das mulheres, que faz parte do Programa Viver Sem Violência do Ministério das Mulheres. A mulher vai ter um serviço integrado, com vários órgãos da rede, inclusive orientando e qualificando as mulheres da autonomia econômica, para que elas possam sair dos ciclos de violência e continuarem vivas, então é muito importante que as mulheres denunciem e venham até a casa, porque aqui você vai ter todos os serviços necessários", pontuou.
Teresina
Piauí
Casa da Mulher Brasileira
Governo do Piauí
Zenaide Lustosa
Violência doméstica
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.Divulgado resultado preliminar de títulos para concurso de analista no Piauí
Candidatos têm dois dias úteis para interpor recursos; resultado final e convocação serão publicados em fevereiroPrefeitura de Esperantina realiza 2ª Edição da Corrida de São Sebastião
O evento reuniu atletas e entusiastas do esporte, fortalecendo o espírito comunitário e incentivando a prática de atividades físicas no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir