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Polícia Rodoviária Federal do Piauí inicia campanha Maio Amarelo

A mobilização busca envolver os condutores nos cuidados e atenção necessária com os mais vulneráveis no trânsito

  • Alexia Dias/ Viagora Maio Amarelo 20241 / 4 Maio Amarelo 2024
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Nesta terça-feira (30), teve início a campanha Maio Amarelo 2024, uma mobilização nacional em defesa da segurança viária. Sob a coordenação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a campanha abrange todas as 27 superintendências e mais de 150 delegacias, marcando presença em todo o território nacional.

O lançamento antecipado da ação neste ano se deve à proximidade do feriado do 1º de maio, Dia do Trabalhador, visando sensibilizar os motoristas e usuários das estradas sobre a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito.

O objetivo primordial da iniciativa é reduzir os alarmantes índices de acidentes e fatalidades nas rodovias do país. Para isso, estão previstas ações de fiscalização intensificadas, voltadas para coibir comportamentos de risco, tais como excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, falta de uso do cinto de segurança e do capacete, transporte irregular de crianças e utilização do telefone celular durante a condução.

Segundo o inspetor Alexandre Lima, o tema da campanha deste ano é “Paz no trânsito, começa por você”, e busca trazer uma reflexão junto com a sociedade sobre o papel na segurança no trânsito. “Só para se ter uma ideia, somente em 2024, 46 pessoas já perderam a vida nas rodovias federais que cortam o estado do Piauí. Então isso chama na alerta para a gente intensificar nações de segurança do trânsito, seja nos comandos educativos de fiscalização ou também nas ações educativas através de palestras”, disse.

Uma das principais estratégias adotadas pela PRF é a implementação da ação Cinema Rodoviário, que consiste na abordagem de motoristas para assistir a palestras e vídeos educativos sobre condutas seguras no trânsito. Carretas especialmente preparadas serão estacionadas em pontos estratégicos, transformando-se em verdadeiros minicinemas ambulantes.

"A PRF também manterá uma campanha publicitária nas suas redes sociais oficiais focando na falta de atenção e na falta de reação ou reação tardia, fatores que contribuem para a letalidade dos acidentes em BR’s", informou o órgão.

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