FMS disponibiliza plataforma para monitoramento da dengue em Teresina
O boletim será atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS TERESINA) e vai viabilizar o monitoramento das doenças por todos que tiverem interesse.
Nesta sexta-feira (05), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou uma nova plataforma para registro dos dados de dengue e chikungunya (as chamadas arboviroses) no município de Teresina.
De acordo com a FMS, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS TERESINA) vai ser responsável por atualizar o boletim e promover o monitoramento das doenças por todos que tiverem interesse.
O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, explicou que o ferramenta está disponível para o acesso público por meio no site da fms https://site.fms.pmt.pi.gov.br/ e tem a finalidade de reunir dados abrangentes e atualizados sobre a dengue e chukungunya, fornecendo uma visão detalhada do panorama epidemiológico no município.
“Queremos assim garantir a transparência no fornecimento de informações e fomentar as iniciativas de combate à doença”, disse o diretor.
O diretor ainda ressalta que a iniciativa faz parte das ações contra a dengue que estão sendo executadas a partir das ações do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses Urbanas estabelecido pela FMS.
Segundo a FMS, Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).
Além disso, o mosquito transmissor vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos.
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança públicaProerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM).Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços.Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir