Viagora

Bombeiros do Piauí chegam ao Rio Grande do Sul para auxiliar desabrigados

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí chegou na noite de sexta-feira (10) à cidade de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

Em resposta à grave situação de calamidade pública causada pelas fortes chuvas e inundações que assolam o estado do Rio Grande do Sul, uma equipe de dez bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí chegou na noite de sexta-feira (10) à cidade de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

A missão da equipe piauiense, designada pelo gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), visa fornecer suporte humanitário e realizar operações de patrulhamento, resgate e salvamento em áreas afetadas pelas inundações.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíBombeiros do Piauí chegam no estado do Rio Grande do Sul
Bombeiros do Piauí chegam no estado do Rio Grande do Sul

Mesmo com a rápida diminuição do nível das águas do Rio dos Sinos, São Leopoldo ainda enfrenta uma intensa inundação, demandando ajuda urgente. "O trajeto de nossa viagem foi tranquilo, e a acolhida foi positiva. Ainda durante a madrugada deste sábado, parte de nossa equipe estava nas ruas de São Leopoldo, realizando junto da guarda nacional, missões de patrulhamento ostensivo e de buscas por possíveis desaparecidos", explicou o comandante da operação, capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Arlindo Júnior.

Na manhã deste sábado (11), as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí já estão atuando no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, prestando assistência humanitária à população afetada. Utilizando embarcações, os militares estão entregando água e cestas básicas, além de estarem prontos para realizar resgates e salvamentos.

Além do efetivo de bombeiros, dois veículos pick-ups de resgate e salvamento, equipados com instrumentos como boias, coletes, cordas, barcos, pás, enxadas e motores de popa, foram enviados para auxiliar nas operações. Uma pick-up de apoio e dois barcos também foram direcionados para fortalecer a operação de resgate.

Facebook
Veja também