Viagora

Etapa das Paralimpíadas Escolares 2024 é realizada em Teresina

75 atletas disputaram os melhores índices, concorrendo a uma vaga na nacional, em novembro, na cidade de São Paulo/SP.

Nesse sábado (18), a Secretaria dos Esportes (SECEPI) promoveu a etapa estadual das Paralimpíadas Escolares 2024 na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O evento reuniu 75 atletas que competiram para alcançar os melhores índices e garantir uma vaga na fase nacional, que ocorrerá em novembro, na cidade de São Paulo/SP.

Teresina foi palco para as delegações de 13 municípios, totalizando 117 participantes entre atletas, acompanhantes, treinadores e membros do staff. A expectativa da SECEPI é classificar, no mínimo, 20 atletas piauienses para a fase final das paralimpíadas.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí75 atletas disputaram os melhores índices, concorrendo a uma vaga na nacional, em novembro, na cidade de S
75 atletas disputaram os melhores índices, concorrendo a uma vaga na nacional, em novembro, na cidade de S

João Neto Batista, chefe de delegação da SECEPI, informou que a lista dos atletas classificados será divulgada pelo Comitê Paralímpico Nacional após a análise dos dados que definirão os resultados.

A competição deste ano contou com a estreia da modalidade bocha, onde Maria Luiza se destacou ao conquistar a medalha de ouro. Taniele Ferreira, mãe e acompanhante de Maria, expressou sua alegria pela nova experiência da filha: “Agradeço por terem olhado para ela com esse olhar especial, dar a oportunidade e mostrar para ela que, nesse momento, o céu é o limite. Esse é o verdadeiro sentido de um evento como esse”, disse.

Outro destaque foi Pedro Augusto Ferreira, de Passagem Franca, que ganhou medalhas de prata nos 100 metros e de bronze no salto em distância. Ele mencionou que esta foi sua segunda participação na competição e descreveu a experiência como muito boa e divertida.

Vitória Freitas, presidente da Federação das Apaes do Piauí, destacou a importância do evento para elevar o nível dos atletas do estado: “É o segundo ano que somos convidadas a participar deste evento que é de suma importância. Os atletas ficam empolgados e envolvem toda a família. Eles se sentem valorizados. Assim como nós das Apaes, tendo nosso trabalho com cada um deles valorizado”.

Josiene Campelo, secretária dos Esportes, ressaltou que a inclusão de novas modalidades, como bocha e natação, reflete a valorização de todos os atletas, independentemente de suas capacidades. “Receber tantas delegações reforça o esporte como um importante meio de inclusão e, consequentemente, de desenvolvimento para o Piauí”, afirmou.

Facebook
Veja também