Etapa das Paralimpíadas Escolares 2024 é realizada em Teresina
75 atletas disputaram os melhores índices, concorrendo a uma vaga na nacional, em novembro, na cidade de São Paulo/SP.
Nesse sábado (18), a Secretaria dos Esportes (SECEPI) promoveu a etapa estadual das Paralimpíadas Escolares 2024 na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O evento reuniu 75 atletas que competiram para alcançar os melhores índices e garantir uma vaga na fase nacional, que ocorrerá em novembro, na cidade de São Paulo/SP.
Teresina foi palco para as delegações de 13 municípios, totalizando 117 participantes entre atletas, acompanhantes, treinadores e membros do staff. A expectativa da SECEPI é classificar, no mínimo, 20 atletas piauienses para a fase final das paralimpíadas.
João Neto Batista, chefe de delegação da SECEPI, informou que a lista dos atletas classificados será divulgada pelo Comitê Paralímpico Nacional após a análise dos dados que definirão os resultados.
A competição deste ano contou com a estreia da modalidade bocha, onde Maria Luiza se destacou ao conquistar a medalha de ouro. Taniele Ferreira, mãe e acompanhante de Maria, expressou sua alegria pela nova experiência da filha: “Agradeço por terem olhado para ela com esse olhar especial, dar a oportunidade e mostrar para ela que, nesse momento, o céu é o limite. Esse é o verdadeiro sentido de um evento como esse”, disse.
Outro destaque foi Pedro Augusto Ferreira, de Passagem Franca, que ganhou medalhas de prata nos 100 metros e de bronze no salto em distância. Ele mencionou que esta foi sua segunda participação na competição e descreveu a experiência como muito boa e divertida.
Vitória Freitas, presidente da Federação das Apaes do Piauí, destacou a importância do evento para elevar o nível dos atletas do estado: “É o segundo ano que somos convidadas a participar deste evento que é de suma importância. Os atletas ficam empolgados e envolvem toda a família. Eles se sentem valorizados. Assim como nós das Apaes, tendo nosso trabalho com cada um deles valorizado”.
Josiene Campelo, secretária dos Esportes, ressaltou que a inclusão de novas modalidades, como bocha e natação, reflete a valorização de todos os atletas, independentemente de suas capacidades. “Receber tantas delegações reforça o esporte como um importante meio de inclusão e, consequentemente, de desenvolvimento para o Piauí”, afirmou.
Estudantes atletas piauienses conquistam medalhas nos Jogos da juventude
Os estudantes conquistaram medalhas nas modalidades mista e individual, tendo como destaque o estudante Marcos de Almeida Lima Filho, da Unidade Escolar Estado de São PauloPiauí conquista medalhas de bronze nos Jogos da Juventude 2024
As premiações foram obtidas nessa quarta-feira (13), no Centro de Convenções da cidade.GP de Mônaco garantido no calendário da formula 1 até 2031
O GP de Mônaco, que faz parte do calendário da Fórmula 1 desde a estreia da categoria em 1950, continua a ser uma das provas mais esperadas da temporada.Alonso critica Pirelli após caos no GP de São Paulo e questiona Pneus de Chuva na F1
A discussão sobre a adequação dos pneus de chuva, no entanto, deve seguir como tema nas próximas etapas, considerando os desafios enfrentados no Brasil.Tenente do Corpo de Bombeiros do Piauí conquista medalha de bronze no Judô
Pedro Bento, enfatizou o quanto se sente orgulhoso da sua trajetória no esporte
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir