G20 Social acontece em Teresina para discutir combate à fome
Nesta segunda-feira (20), aconteceu a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
Nesta segunda-feira (20), Teresina recebeu pela primeira vez o G20 Social para debater sobre políticas de combate à fome e levar as contribuições da sociedade civil ao tema.
O evento aberto pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, que deu início a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
Durante seu discurso, o ministro destacou propostas que devem ser levadas ao G20. “Teremos a oportunidade de definir os termos da aliança global contra a fome e a pobreza. O objetivo já foi traçado até 2030, com um plano de retomada para cada país, para que possamos tirar novamente o Brasil e o mundo do mapa da fome,” afirmou Dias.
A reunião da Caisan contará com a participação de diversos ministérios, que contribuirão para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A intenção é que iniciativas bem-sucedidas no combate à insegurança alimentar e à miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros do G20.
O Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, ressaltou a importância do evento para a região. “É uma grande honra para nós que este debate ocorra aqui em Teresina, no Piauí, especialmente em um momento em que o Brasil ocupa a presidência do G20 e aproxima essas 20 maiores economias da sociedade civil organizada,” disse Fonteles.
Marcio Macedo, Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, reforçou a visão do governo sobre os objetivos do G20 sob a liderança do Brasil.
“O presidente Lula definiu três grandes eixos para o G20: governança mundial e o debate sobre a ONU, combate à fome e à desigualdade, e sustentabilidade. A partir desses eixos, estamos promovendo debates no Brasil até novembro, culminando em dois grandes eventos: a reunião do G20 e a cúpula social do G20, que discutirá políticas públicas de combate à desigualdade, à fome e à miséria, com a presença do Conselho Nacional de Segurança Alimentar,” explicou Macedo.
A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que ocorre na mesma cidade entre 22 e 24 de maio.
Confira abaico a programação do evento:
Dia 20/05 - Eventos G20 Social
Coletiva de imprensa com ministro Wellington Dias e governador Rafael Fonteles
Horário: 8h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Reunião Aberta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan
Horário: 8h30 às 10h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza"
Horário: 10h às 12h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil
Será possível acompanhar apenas a fala do ministro do MDS, Wellington Dias
Horário: A partir das 14h (sujeito a mudanças)
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi)
Dias 22 a 24 - 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Dia 22
Abertura da reunião - Coletiva de imprensa com ministro Wellington Dias e governador Rafael Fonteles
Horário: 10h30 (sujeito a mudanças)
Local: Centro de Convenções de Teresina
Em seguida, reuniões restritas às delegações
Dia 23
Reuniões restritas às delegações
Local: Centro de Convenções de Teresina
Dia 24
Encerramento da reunião - Coletiva de imprensa com ministro Wellington Dias e governador Rafael Fonteles
Horário: 12h30 (sujeito a mudanças)
Local: Centro de Convenções de Teresina
Visitas in loco
No fim da reunião, a imprensa é convidada a acompanhar visita a campo das delegações do G20, que partem do Centro de Convenções de Teresina
Horário: 14h
Locais: Horta comunitária do povoado Ave Verde (Associação dos Pequenos Produtores Rurais do povoado Ave Verde, rua Matões S/N, Povoado Ave Verde) e, em seguida, Espaço Rosa dos Ventos (Universidade Federal do Piauí - UFPI)
-
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas. -
Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal. -
Produção de mel piauiense ganha destaca nacional e internacional
Piauí tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional, com pelo menos três cooperativas do estado certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). -
Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon Municipal -
TJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir