Viagora

Mãe doa rim ao filho após perder 70 quilos em cirurgia no HGV

O Hospital Getúlio Vargas realiza seu 11º transplante renal do ano com sucesso, destacando avanços em procedimentos de alta complexidade.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou na última quinta-feira (23), um transplante de rim intervivo. O procedimento foi marcado por um emocionante ato de amor e sacrifício: a doadora foi a própria mãe do paciente. Após passar por um rigoroso tratamento para viabilizar a doação, a cirurgia transcorreu dentro da normalidade e o paciente se recupera bem.

O paciente, de 32 anos, aguardava há uma década por um transplante. Embora houvesse compatibilidade entre ele e sua mãe, a doadora enfrentava um obstáculo significativo: a obesidade. "Então, ela teve que passar por uma cirurgia bariátrica, chegar ao peso ideal, reduziu 70 quilos, equilibrar todas as taxas para poder ser a doadora. Foi muito difícil, mas deu certo", relatou um familiar.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíHospital Getúlio Vargas realiza seu 11º transplante renal do ano com sucesso, destacando avanços em proced
Hospital Getúlio Vargas realiza seu 11º transplante renal do ano com sucesso, destacando avanços em proced

Sob a liderança do cirurgião Luciano Couto, a equipe médica do HGV conduziu o procedimento com sucesso. “Fizemos mais um transplante, nesse caso um doador vivo relacionado, a mãe doou para o filho. Nós retiramos o rim direito e implantamos no receptor. Graças a Deus foi um transplante bem-sucedido. Temos conseguido, a cada dia, beneficiar um número maior de pacientes”, explicou o médico.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, destacou os avanços do hospital na área de transplantes. “Somente este ano, já conseguimos realizar 11 transplantes, sendo 10 de doadores cadáveres e um intervivo. Também implementamos uma Unidade de Transplante com equipe exclusiva no próprio HGV com o objetivo de facilitar o acesso pré e pós-procedimentos”, afirmou.

Dirceu Campelo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), enfatizou a competência do HGV em realizar procedimentos complexos. "O HGV mostra mais uma vez a sua capacidade de realizar procedimentos de alta complexidade, como os transplantes. Procedimentos esses que levam esperança de vida às pessoas", declarou.

Facebook
Veja também