CLIMATHE24: Teresina é a 1ª cidade do Nordeste a assinar declaração de circulares
Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe.
Nessa segunda-feira (27) aconteceu a abertura da 2ª Conferência do Clima de Teresina. O evento, que se estende até a próxima quarta-feira (29), tem como tema “A cidade que eu quero é verde” e visa mobilizar a ação climática local.
Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou a Declaração das Cidades Circulares da América Latina e do Caribe. Ao lado do Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, Dr. Pessoa firmou o compromisso de adotar um modelo econômico sustentável. Este modelo busca manter a infraestrutura urbana, produtos e insumos em uso pelo maior tempo possível, gerando valor para a sociedade e reduzindo o impacto ambiental.
“Estamos trazendo hoje pra cá, um assunto complexo que é o viés do clima. Temos que focar mais nesse debate porque é importante. Teresina tem avançado muito nessa pauta e temos integrado importantes debates no país e no mundo. Precisamos buscar a harmonia com o meio ambiente e Teresina tem buscado isso e agora ainda mais com a assinatura deste compromisso mundial”, afirmou Dr. Pessoa em seu discurso.
A Declaração das Cidades Circulares, vinculada à Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, é um documento de compromisso voluntário que visa a transição de uma economia linear para uma economia circular. Rodrigo Perpétuo destacou a importância dessa adesão, ressaltando que a iniciativa de Teresina pode inspirar outras cidades da região a seguir o mesmo caminho, reforçando o esforço global para minimizar os efeitos das mudanças climáticas.
Programação do Evento
A programação da conferência começou às 14h com uma discussão sobre “Instrumentos de Financiamento para Biodiversidade e Ação Climática Local”. O debate contou com a participação de Karla Lima, secretária de Meio Ambiente de São Luís/MA, André Luís Souto Souza, gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo do BNDES, e Ricardo Soares, gerente executivo de Negócios da Superintendência Estadual do BNB.
Em seguida, a sessão “Da COP 16 à COP 30: O Cumprimento das Metas Globais de Biodiversidade e Clima nas Cidades Nordestinas” foi moderada por Rodrigo Perpétuo. Participaram da discussão Antônio da Costa e Silva, diplomata piauiense representante do Ministério das Cidades, João Henrique Sousa, secretário Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina, Roberto Asfora Filho, vereador do Brejo da Madre de Deus, e José Armando Moura Moraes Júnior, secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada. Guilherme Ponce, analista de Sustentabilidade do CDP América Latina, também esteve presente.
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários.Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consultaBombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º GrupamentosPenitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãosGoverno divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir