Ministério Público e TCE lançam projeto para fiscalização de recursos públicos
O projeto “Ábaco-Abrindo Contas” busca incentivar os cidadãos a fiscalizar os recursos públicos.
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) realizou, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o projeto “Ábaco-Abrindo Contas”, na última quinta-feira (20). O projeto busca incentivar os cidadãos a fiscalizar os recursos públicos.
O evento contou com diversas palestras e expôs ferramentas disponíveis na web, que podem ser usadas pelos cidadãos, para a fiscalização dos recursos públicos movimentados pelo Estado. Entre os palestrantes, esteve o Secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim.
“É preciso entender que o cidadão é fonte e destinatário de todos os recursos arrecadados pelo Estado. Então, o cidadão deve observar, desde a eleição de seus representantes até o atendimento de suas necessidades mais básicas. Isso é feito, através desse acompanhamento dos gastos públicos”, destacou o promotor Rubim Lemos.
O projeto foi idealizado pela 36ª Promotoria de Justiça de Teresina e conta com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop), da Assessoria de Planejamento e Gestão do MPPI (Assesplages) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
Segundo o Ministério Público, a iniciativa também visa compartilhar com os cidadãos o conhecimento das ferramentas existentes na internet para o acompanhamento e a fiscalização dos orçamentos; bem como incentivar à discussão sobre os orçamentos, especialmente acerca da destinação de recursos e a melhoria dos portais de transparência dos órgãos públicos.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Piauí
Economia
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir