Morador denuncia uso irregular de caminhão da Prefeitura de Novo Santo Antônio
Ao Viagora, a prefeitura informou, através da assessoria jurídica, que o caminhão é utilizado para beneficiar os agricultores familiares.
O Viagora recebeu denúncia contra a Prefeitura de Novo Santo Antônio, administrada por Elisa Paz, relatando que o município estaria fazendo o uso indevido de um caminhão doado pelo estado através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para o transporte de galões de água.
De acordo com o denunciante, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) teria apreendido o veículo na semana passada durante abordagem na BR 343, quando estava transportando os galões de Teresina para Novo Santo Antônio, que seriam para uso particular.
“A prefeitura não tem mais carro, são todos sucateados. Ela entrega carro e caminhão para quem não tem habilitação apropriada. Esse caminhão era do PAA e esse caminhão às 18h antes de ontem ele foi apreendido na BR 343 pela Polícia Rodoviária Federal com 2.000 tambores de água, entre todos esses garrafões de água eles são para o depósito da prefeitura, porque eles têm depósitos de água, gás, tem comércio e esse caminhão não é para transporte produtos para o comércio”, destacou o autor da denúncia.
Além disso, segundo o denunciante, o caminhão do programa federal teria quatro multas por falta de equipamento obrigatório eficiente, por operar com placas sem legibilidade e visibilidade, e por ser conduzido sem habilitação adequada. O veículo deveria ser utilizado para promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, no entanto, estaria fazendo o transporte de outras mercadorias.
“Ele está transportando tudo, tanto água como gás. Esse caminhão foi doado pelo estado para a prefeitura, ele está sob custódia da prefeitura, é para ser utilizado para a agricultura familiar”, explicou.
Também foi pontuado que o município não tem mais frota, possuindo carros descaracterizados, mesmo existindo contratos para locação de veículos.
“Ela disse que essa água é para as escolas e os hospitais, mas na cidade não tem nem 10 escolas e só tem um hospital. Alguns deles estavam até com a validade vencida, só pode usar por dois anos e alguns deles estavam ressecados. Era para o comércio do tio dela [a prefeita], não existe mais frota, são carros que rodam descaracterizados, existe contrato bilionário de locação de carro, mas ninguém sabe que carros são esses”, enfatizou o denunciante.
Outro lado
Ao Viagora, a prefeitura de Novo Santo Antônio informou, através da assessoria jurídica, que o caminhão é utilizado para beneficiar os agricultores familiares e foi apreendido pela PRF apenas por falta de um representante do município para retirá-lo. Confira a nota de esclarecimento na íntegra:
A atual administração pública de Novo Santo Antônio atua cumprindo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, publicidade e eficiência.
Nesse caso, não é diferente: o caminhão doado pelo PAA é utilizado diariamente para beneficiar os agricultores familiares, o que é de conhecimento de todos os cidadãos do Município, principalmente da zona rural.
Quanto à apreensão do veículo, essa se deu apenas pelo fato de ser necessário um representante do Município para pegar o veículo.
No dia seguinte após o ocorrido, o veículo já estava novamente em Novo Santo Antônio trabalhando para os agricultores.
Infelizmente, estamos no período eleitoral e algumas pessoas insistem em criar e reproduzir fake news com o intuito de atacar a administração, mas com isso prejudicam a população de Novo Santo Antônio.
O intuito das pessoas denunciantes era que o veículo fosse apreendido e ficasse por muito tempo, prejudicando a população, principalmente os agricultores, que diariamente usam o caminhão para suas necessidades.
Entretanto, fora comprovado a total regularidade do caminhão, e ele já está novamente realizando sua função em Novo Santo Antônio para os agricultores que dele necessitarem.
Deve-se ter em mente que as denúncias a qualquer custo com o intuito de prejudicar a gestão não a atingirão pelo fato de esta agir na total legalidade em todos os seus atos, mas infelizmente podem prejudicar a população.
Por fim, a atual administração reitera que continuará trabalhando pelo bem da população como sempre fez, e que tomará as providências para que a população não seja prejudicada, mesmo com esses atos praticados por opositores.
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir