Piauí sedia Fórum Nacional das Defensorias Públicas
O evento contou com a presença de autoridades no âmbito jurídico e executivo, ligadas ao enfrentamento à violência contra a mulher.
Na noite da última quinta-feira (06), o II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Fonadem) foi oficialmente aberto em Teresina, capital do Piauí. O evento teve como destaque a conferência proferida pela socióloga e ativista de Direitos Humanos, Vilma Maria dos Santos Reis, e pela subdefensora pública geral do estado do Piauí e titular do Núcleo de Defesa da Mulher, Verônica Acioly de Vasconcelos.
As duas conferencistas foram homenageadas com a placa Umbelina Lopes, em reconhecimento ao importante papel desempenhado por esta defensora pública do estado de Minas Gerais na defesa das mulheres vítimas de violência.
O evento, sediado no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria em Teresina, contou com a presença de diversas autoridades do âmbito jurídico e executivo, especialmente as envolvidas no enfrentamento à violência contra a mulher.
Idealizado e planejado pela Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), o Fonadem recebe o apoio da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep).
Durante a cerimônia de abertura, várias lideranças femininas manifestaram-se, ressaltando a importância contínua da luta em defesa dos direitos das mulheres. A defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE-PI, expressou sua gratidão pela realização do evento, destacando o desafio inicial e a emoção de ver duas mulheres tão importantes sendo homenageadas.
Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, diretora de Assuntos Institucionais da Apidep, destacou a parceria da associação com o Fonadem, reconhecendo os avanços já alcançados e a importância de eventos como este para promover mudanças significativas.
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou virtualmente da solenidade, ressaltando a relevância da representatividade feminina no evento e agradecendo o trabalho da coordenação local na promoção do Fórum.
A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yácar Belchior, encerrou a noite reafirmando a importância do evento e o compromisso da Defensoria Pública na defesa dos direitos das mulheres. Ela destacou o orgulho do Piauí em sediar o Fonadem e expressou a confiança de que o evento resultará em benefícios significativos para todas as participantes.
“Meu sentimento é de imensa gratidão. Quando candidatei o Piauí para receber o Fonadem tinha um grande desafio e hoje estou em uma noite de muita emoção, quando duas mulheres tão importantes são homenageadas. Quero agradecer à nossa defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, e à Comissão da Mulher”, destacou.
Teresina
Piauí
Defensoria Pública do Estado do Piauí
II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Fonad
Governo do Piauí
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir