HGV implanta serviço de radiointervenção para tratamento Oncológico
A radiointervenção, uma técnica minimamente invasiva, inclui procedimentos como biópsias, drenagens, embolização de tumores e ablação de tumores.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deu um passo significativo na ampliação dos serviços oncológicos no Piauí ao implantar o serviço de radiointervenção no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Esta nova modalidade de tratamento já está em operação, sob a coordenação do médico radiologista intervencionista Felipe Britto, e representa uma importante adição à infraestrutura de saúde do estado, beneficiando diretamente os pacientes com câncer.
A radiointervenção, uma técnica minimamente invasiva, inclui procedimentos como biópsias, drenagens, embolização de tumores e ablação de tumores. "Esses tratamentos vão contribuir significativamente com o HGV e os pacientes do estado", afirmou Felipe Britto, destacando o impacto positivo dessa tecnologia na qualidade do atendimento oncológico.

Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, enfatizou a importância do novo serviço, especialmente na fase de diagnóstico e tratamento de câncer. "A biópsia, por exemplo, pode ser realizada por procedimentos cirúrgicos ou menos invasivos com o auxílio da radiologia, denominada radiointervenção. Isso facilita o diagnóstico e também o tratamento, como descompressões e derivações, além da injeção de medicamentos diretamente no tumor de maneira menos invasiva", explicou.
O diretor de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Anderson Dantas, informou que, inicialmente, os procedimentos de radiointervenção serão realizados em pacientes internados. "Nesse primeiro momento estamos atendendo pacientes internados, mas a partir de outubro, quando o ambulatório estiver funcionando, atenderemos também pacientes ambulatoriais regulados", destacou.
Segundo a Sesapi, a introdução do serviço foi marcada pela realização do primeiro caso de drenagem biliar percutânea no HGV, um procedimento inovador que beneficia pacientes com tumores de pâncreas que bloqueiam a passagem da bile do fígado para o intestino. Este procedimento não só alivia os sintomas, como também melhora a qualidade de vida dos pacientes, permitindo o início do tratamento oncológico.
O secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, ressaltou a importância da expansão dos serviços oncológicos em Teresina, uma cidade que, embora já conte com serviços de alta qualidade, enfrenta uma demanda que excede a capacidade atual. "A expansão dos serviços no HGV é crucial para atender a população e garantir que todos tenham acesso ao tratamento necessário", afirmou.
Teresina
Piauí
Hospital Getúlio Vargas - HGV
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir