Teresina 172 anos: Parque Encontro dos Rios encanta turistas
O Encontro dos Rios é famoso por proporcionar uma vista deslumbrante
A cidade de Teresina celebra 172 anos nesta sexta-feira (16), uma data especial que destaca a rica história e a cultura vibrante da capital piauiense.
O Viagora esteve em um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade: o Parque Encontro dos Rios Parnaíba e Poty. Localizado na zona Norte de Teresina, no bairro Poty Velho, esse atrativo é uma verdadeira joia natural que recebe visitas tanto dos moradores locais quanto turistas de várias partes do Brasil.
O Encontro dos Rios é famoso por proporcionar uma vista deslumbrante onde as águas barrentas do Rio Parnaíba se encontram com as águas escuras do Rio Poty, criando um contraste marcante e um espetáculo natural que encanta tanto moradores quanto visitantes.
Ana Maria Silva, uma visitante que veio do Espírito Santo para celebrar o aniversário de Teresina junto com sua família relatou que não conhecia a cidade e aproveitou a ocasião para explorar esse ponto turístico. "Sempre ouvi falar da beleza do Encontro dos Rios, e agora, estando aqui, posso ver que realmente é um lugar especial. É uma sensação incrível estar em contato com a natureza e ver de perto esse fenômeno. Além de matar a saudade da minha família, essa experiência tornou minha viagem ainda mais memorável", contou.
Ana Maria também comentou sobre a hospitalidade dos teresinenses: "As pessoas aqui são muito acolhedoras. Além da beleza natural, é essa receptividade que faz a visita valer a pena." Sua experiência ressalta o valor cultural e humano de Teresina, cidade que, mesmo após 172 anos, continua a encantar com suas paisagens e a hospitalidade de seu povo".
O Encontro dos Rios não atrai apenas visitantes pela paisagem deslumbrante, mas também pelo restaurante flutuante, que se tornou um dos destaques do local. O estabelecimento oferece pratos típicos da culinária piauiense e proporciona aos visitantes a experiência única de fazer uma refeição sobre as águas. “A comida é excelente, e a vista do restaurante é incrível. Fiquei encantada com a experiência”, acrescentou um visitante.
Lenda do Cabeça de Cuia
Outro destaque do local é a famosa lenda do Cabeça de Cuia, uma história contada de geração em geração pela comunidade local. A lenda narra a trágica história de Crispim, um menino que, após matar sua mãe em um acesso de fúria, foi amaldiçoado a vagar eternamente pelo rio com uma cabeça no formato de uma cuia. A maldição só se quebraria após ele devorar sete virgens de nome Maria.
A lenda, cheia de mistério e medo, ainda ressoa na região, onde as pessoas mais antigas alertam suas filhas sobre os perigos de se aproximar do rio Parnaíba durante as épocas de cheia.
Além das histórias e do restaurante, o Parque Ambiental Encontro dos Rios oferece uma vista única, com o rio Parnaíba separando os estados do Maranhão e do Piauí. Este local é um verdadeiro símbolo da riqueza cultural e natural de Teresina, atraindo tanto moradores quanto visitantes em busca de história, lazer e belas paisagens.
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas.Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal.Produção de mel piauiense ganha destaca nacional e internacional
Piauí tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional, com pelo menos três cooperativas do estado certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon MunicipalTJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir