Primeira desembargadora eleita em vaga para magistratura feminina é empossada no TJPI
Em entrevista à imprensa, a nova desembargadora afirmou sentir-se honrada com a escolha para compor o Pleno do TJ-PI pelo critério do merecimento.
Na noite desta quinta-feira (1º), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) viveu um momento histórico e emocionante ao empossar solenemente a juíza Lucicleide Pereira Belo como a primeira desembargadora eleita em vaga exclusiva para a magistratura feminina no Nordeste.
Com 35 anos de carreira na magistratura, a nova desembargadora foi eleita no dia 14 de junho, em um pleito que seguiu o critério de merecimento, destacando-se como a primeira vaga na Corte piauiense destinada exclusivamente a mulheres, conforme prevê a Resolução nº 106 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece ações afirmativas de gênero no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.

Em entrevista à imprensa, Lucicleide Belo expressou sua honra ao ser escolhida para compor o Pleno do TJ-PI pelo critério do merecimento. "Tenho uma jornada longa, mais da metade da minha vida foi dedicada à magistratura. E um corpo de vinte desembargadores, sendo dezenove homens e uma mulher, escolheu meu nome para compor este Tribunal. Estou feliz! Vejo como um reconhecimento ao meu trabalho e à minha dedicação à magistratura piauiense", afirmou a nova desembargadora, destacando que sua atuação será pautada pela ética e honestidade que sempre marcaram sua trajetória profissional.
O discurso de posse da desembargadora Lucicleide Belo foi inspirador, destacando a importância de políticas que promovam a paridade de gênero nas diversas áreas. A empossada lembrou sua trajetória até alcançar o mais alto cargo da magistratura estadual, agradecendo à sua família, colegas magistrados e servidores das unidades judiciárias por onde passou. Emocionou-se ao falar sobre as filhas, Taís e Ana Beatriz, e sobre a espera do primeiro neto, Pedro.
A saudação de acolhimento foi realizada pela desembargadora Fátima Leite, que ressaltou o currículo rico e a extensa colaboração da nova colega ao TJ-PI. "A história do Tribunal está sendo reescrita neste dia, enaltecendo ainda mais esse momento de júbilo. É essencial para a legitimidade e o fortalecimento do Poder Judiciário junto à sociedade que as mulheres sejam chamadas cada vez mais a decidir e contribuir de modo efetivo para a definição dos rumos dos órgãos jurisdicionados", pontuou Fátima Leite. "A personalidade vibrante, a disposição para o trabalho e a vasta experiência intelectual e profissional de Vossa Excelência certamente contribuirão com as decisões colegiadas deste Tribunal de Justiça", acrescentou.
Representando a Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), a juíza Keylla Ranyere Procópio destacou a importância da posse de Lucicleide Belo como desembargadora para todas as juízas piauienses, um marco na efetivação da Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. "A sessão de escolha da magistrada que assumiria este posto, hoje solenemente preenchido, ficará marcada para sempre em minha memória e na memória de todas as mulheres que compõem o Poder Judiciário piauiense. Lucicleide inspira seus colegas a crescer, a buscar no conhecimento caminhos para se elevar a qualidade de nossos serviços. É sinônimo de força, de realização. É determinada. O Tribunal muito ganha com sua presença, sua coragem e seu atrevimento em fazer acontecer", declarou Keylla Ranyere.
Cabe ao Charles da Silveira à reconsideração, diz Silvio Mendes sobre retorno a FMS
O gestor foi enfático ao afirmar que a decisão de deixar o cargo do alto escalão partiu do próprio Charles da Silveira, logo caberá a ele a reconsideração.Serviços da Patrulha Cidadã reforçam a segurança em Parnaíba e Picos
Segundo o governo, para essa operação foram investidos R$ 500 mil, sendo R$ 250 mil para cada município, em uma parceria entre Secretarias de Planejamento, Segurança Pública e Policia Militar.Rafael Fonteles lançará livro com diretrizes para o desenvolvimento do Piauí
Segundo o governo, o livro vai ser lançado no evento Papo de Governança no dia 26 de fevereiro, que ocorre de 8h às 12h, no centro de Convenções de Teresina.Prefeitura de Teresina decreta ponto facultativo no Carnaval
Segundo a prefeitura, o intuito da gestão é possibilitar a manutenção da tradição cultural do paísTJ-PI participa da inauguração da Central de Monitoramento Eletrônico de Teresina
O juiz Marcus Klinger aproveitou a oportunidade para apresentar o processo de realização do exame criminológico no Estado como um requisito para a progressão de regime de cumprimento de pena.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir