Alepi aprova projetos para priorizar matrículas e valorização da cultura
Entre as novas leis estão a prioridade de matrícula para filhos de idosos, apoio a alunos órfãos e a instituição de dados comemorativas e semanas de conscientização em todo o estado.
Nessa quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa aprovou vários projetos de lei em duas votações, destacando-se a aprovação do Projeto de Lei 135/24, que visa priorizar a matrícula de alunos cujos responsáveis são pessoas idosas nas escolas públicas mais próximas de suas residências. A proposta, apresentada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) em junho deste ano, recebeu apoio unânime do Plenário.
Segundo Kalume, a medida tem como objetivo “ampliar a proteção dos direitos garantidos aos idosos, possibilitando que seus filhos ou pessoas sob sua responsabilidade tenham o acesso à educação facilitada pelo Poder Público”.
Além deste, outros projetos também receberam aprovação. O Projeto de Lei 367/23, do deputado Aldo Gil (PP), garante prioridade nas matrículas de alunos órfãos nas escolas de tempo integral. O Projeto de Lei 72/24, do deputado Francisco Limma (PT), institui uma Política de Apoio e Incentivo à Participação em Feiras e Olimpíadas do Conhecimento.
No campo dos patrimônios e datas comemorativas, foram aprovados projetos que declaram o aniversário e o carnaval de Floriano, além do Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Marcos Parente, como patrimônios culturais de natureza imaterial do estado. O deputado Kalume também viu projetos aprovados que instituíram o Dia Estadual do Policial Penal, o Dia Estadual de Conscientização sobre a Esquizofrenia e a Semana Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde.
O deputado Francisco Limma é responsável pelo projeto que cria o Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão. O ex-deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) teve o projeto de reconhecimento de utilidade pública da Associação Yeshua, de Teresina, aprovado.
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento.Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados.Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir