Alepi aprova projetos para priorizar matrículas e valorização da cultura
Entre as novas leis estão a prioridade de matrícula para filhos de idosos, apoio a alunos órfãos e a instituição de dados comemorativas e semanas de conscientização em todo o estado.
Nessa quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa aprovou vários projetos de lei em duas votações, destacando-se a aprovação do Projeto de Lei 135/24, que visa priorizar a matrícula de alunos cujos responsáveis são pessoas idosas nas escolas públicas mais próximas de suas residências. A proposta, apresentada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) em junho deste ano, recebeu apoio unânime do Plenário.
Segundo Kalume, a medida tem como objetivo “ampliar a proteção dos direitos garantidos aos idosos, possibilitando que seus filhos ou pessoas sob sua responsabilidade tenham o acesso à educação facilitada pelo Poder Público”.
Além deste, outros projetos também receberam aprovação. O Projeto de Lei 367/23, do deputado Aldo Gil (PP), garante prioridade nas matrículas de alunos órfãos nas escolas de tempo integral. O Projeto de Lei 72/24, do deputado Francisco Limma (PT), institui uma Política de Apoio e Incentivo à Participação em Feiras e Olimpíadas do Conhecimento.
No campo dos patrimônios e datas comemorativas, foram aprovados projetos que declaram o aniversário e o carnaval de Floriano, além do Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Marcos Parente, como patrimônios culturais de natureza imaterial do estado. O deputado Kalume também viu projetos aprovados que instituíram o Dia Estadual do Policial Penal, o Dia Estadual de Conscientização sobre a Esquizofrenia e a Semana Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde.
O deputado Francisco Limma é responsável pelo projeto que cria o Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão. O ex-deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) teve o projeto de reconhecimento de utilidade pública da Associação Yeshua, de Teresina, aprovado.
Ouvidoria do Imepi registrou 900 atendimentos em 2024, diz levantamento
De acordo com a servidora do Imepi e responsável pelo setor da ouvidoria, Antônia Ferreira, o maior índice de mensagens enviadas são para denúncias de postos de combustíveis e balanças em situação irrRaimundo Júnior toma posse como presidente da OAB do Piauí
A vencedora das Eleições da OAB Piauí, foi a Chapa “OAB da Esperança” recebendo 51,81% dos votos válidos, em uma disputa que mobilizou a Advocacia em todo o Estado.Artesanato piauiense em 2025 realizará expansão do mercado digital
A expansão do mercado digital será realizada por meio da Plataforma de Comercialização de Artesanato, dentro do Programa Made in Piauí.Lei altera valores sobre os serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Piauí
Conforme o governo, a medida altera a Lei nº 6.920, de 23 de dezembro de 2016, incluindo faixas de valores em vários códigos das tabelas disponibilizadas na legislação.Homem é assassinado a tiros dentro de casa no bairro Satélite
Conforme informações preliminares, o homicídio foi consumado dentro da residência da vítima que foi invadida pelos criminosos nessa segunda-feira (30).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir