TCE multa prefeito de Cajueiro da Praia por contratação irregular de trabalhadores
A penalidade foi aplicada pela Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado em 12 de julho de 2024.
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) multou o prefeito Felipe de Carvalho Ribeiro, do município de Cajueiro da Praia, no valor de 1.500 UFR, que é equivalente a R$ 6.780, devido à contratação ilegal de pessoas físicas utilizando Microempreendedores Individuais (MEI). O conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi o relator da sessão que ocorreu em 12 de julho de 2024.
A Corte de Contas também determinou que o prefeito se abstenha de contratar trabalhadores para execução de serviços diversos na condição de empregados, por meio de pessoas jurídicas (“pejotização”), especialmente para o exercício de atividades finalísticas, com subordinação direta à gestão e com características de vínculo laboral.
Divisão técnica constata contratação irregular
O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Cajueiro da Praia (SINDFUP) formulou representação em face do prefeito Felipe Ribeiro e da Secretária Municipal de Educação, Elivânia Damasceno Hattori, alegando possíveis irregularidades nos Pregões Eletrônicos nº 010/2022 e 014/2022.
Os pregões mencionados são relativos à contratação ilegal de pessoas físicas utilizando Microempreendedores Individuais (MEI) para a prestação de serviços de apoio administrativo em caráter complementar, a serem executados nas dependências da Prefeitura e Secretarias do Município de Cajueiro da Praia.
De acordo com o sindicato, foram apontados diversos vícios e ilegalidades nos processos licitatórios desde a sua concepção até a execução dos serviços, através de contratos ilegais, pois todos os MEIs teriam sido abertos em datas muito semelhantes, além disso, o e-mail cadastrado para contato seria do mesmo escritório de contabilidade.
Foi narrado ainda na representação que os referidos MEIs teriam sido criados exclusivamente para participar do processo licitatório do município, pois nunca teriam prestado quaisquer serviços anteriores a nenhuma pessoa física ou jurídica. O sindicato informou que todas as pessoas físicas listadas teriam vínculo político com o atual prefeito e já teriam ocupado cargos anteriores na administração municipal.
A Diretoria de Fiscalização de Contratos (DF Contratos) explicou que esse tipo de contratação caracteriza-se em “pejotização”, referente ao trabalhador, por meio de uma pessoa jurídica aberta com o único intuito de emitir notas fiscais, executa trabalho exclusivo de pessoa física, com a intenção de mascarar a relação de emprego existente, fraudando a legislação trabalhista, fiscal e previdenciária.
“Embora o gênero terceirização seja permitido no atual ordenamento jurídico, anunciada a posição do Supremo Tribunal Federal a respeito, a questão da “pejotização” é um pouco mais complexa. Isto porque a singularidade do profissional envolvido acaba por sugerir a presença dos requisitos da relação empregatícia, quais sejam, subordinação, onerosidade, pessoalidade e não eventualidade”, fundamenta.
Diante disso, o Ministério Público de Contas, através do procurador Plínio Valente Ramos Neto, opinou pela procedência parcial da representação e aplicação de multa.
Além disso, o Ministério Público do Trabalho no Piauí, PRT 22ª Região/Teresina, deve ser notificado para, caso seja necessário, instaurar inquérito civil para eventual ação civil pública.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de Cajueiro da Praia sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não foi localizado.
Cajueiro da Praia
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
Promotora investiga prefeito de Wall Ferraz por contratos de R$ 1,8 milhão
A promotora Karine Araruna Xavier instaurou procedimento preparatório de inquérito civil nessa segunda-feira (20).Petrus cobra rigor na fiscalização de motos com "Kadrons" em Teresina
O vereador pontuou falhas na aplicação da lei voltada para punir estes condutores e destacou ser necessário cobrar ainda mais rigor.Trabalharemos para convocar mais aprovados no concurso da Alepi, diz Severo Eulálio
O parlamentar explicou que enfrentará desafios, tais como a readequação do quadro de comissionados para assegurar a convocação de novos aprovados.Evandro Hidd diz que aceitou convite de Severo Eulálio para ser diretor-geral da Alepi
O ex-vereador de Teresina pontuou que irá utilizar sua experiência no legislativo municipal para contribuir com a Alepi.Florentino Neto alerta sobre perfil falso utilizando seu nome em golpes no WhatsApp
O deputado federal emitiu um alerta nesta segunda-feira (20) informando que os golpistas estão utilizando seu nome para convencer autoridades municipais a repassar informações sigilosas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir