Viagora

Museu do Piauí realiza evento para promover acessibilidade e inclusão

A 18ª Primavera dos Museus busca aproximar a população dos museus, promovendo a diversidade cultural e a inclusão social.

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes realizará a 18ª Primavera dos Museus, a partir desta terça-feira (24), para aproximar a população dos museus, promovendo a diversidade cultural e a inclusão social. O evento segue até sexta-feira (27) e este ano tem como tema "Museus, Acessibilidade e Inclusão".

Segundo o Governo do Piauí, a primavera dos museus é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e no Piauí tem a parceria da Secretaria da Cultura (Secult).

A iniciativa, que será realizada em museus de todo o Brasil, visa reforçar o papel dos museus na promoção de uma sociedade mais acessível e inclusiva para todos. O Museu do Piauí tem sido um participante ativo desde a primeira edição. A programação especial inclui uma série de atividades voltadas para a valorização da arte produzida por Pessoas com Deficiência (PCD).

De acordo com projeto, o debate abordará a importância de criar espaços culturais acessíveis a todos e o papel da arte como ferramenta de inclusão. A abertura contará com a apresentação da Banda Inclusão e a inauguração da exposição coletiva "Emoção e Artes", que reúne obras de artistas do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com destaque para os artistas João Élio e Orlando Bonfim.

A abertura oficial do evento será, nesta terça-feira (24), a partir das 9h30, com uma mesa-redonda sobre o tema central "Museus, Acessibilidade e Inclusão". Estarão presentes a secretária da Cultura, Ingrid Pereira, o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a advogada Camila Hannah, o professor Branco, coordenador de Acessibilidade da Secult, e o artista plástico João Élio, entre outros convidados.

Segundo a secretária da Cultura, Ingrid Pereira, a arte e a cultura são formas essenciais de expressão e inclusão e o objetivo do evento é ajudar a fortalecer a cultura.

“Acreditamos que a arte e a cultura são formas essenciais de expressão e inclusão, e que eventos como este ajudam a fortalecer o nosso compromisso com a acessibilidade no âmbito cultural", pontua a secretária.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reafirmou o direito de todas as pessoas à participação cultural. Conforme o projeto, a produção artística de pessoas com deficiência é uma expressão rica de sentimentos e experiências, que muitas vezes superam barreiras, permitindo que traumas e limitações sejam reinterpretados criativamente.

Confira a programação completa abaixo:

24/09 - Abertura oficial com mesa-redonda, exposição “Emoção e Artes” e apresentação da Banda Inclusão, das 9h30 às 11h

25 de setembro: visitação monitorada à exposição “Emoção e Artes”, das 9h às 17h

26 de setembro: apresentação do Grupo de Dança do Instituto Eficiente (IEFI), às 9h, seguido pela visitação monitorada da exposição ao longo do dia

27 de setembro: Encerramento com a apresentação de dança “Lamento Sertanejo”, interpretada por integrantes da Apae de Teresina, uma homenagem à cultura do interior e um tributo à resistência cultural

Facebook
Veja também