TCE divulga levantamento sobre as Ouvidorias Municipais do Piauí
O estudo abrangeu 215 Prefeituras e 83 Câmaras Municipais, com o objetivo de estimular a criação e o desenvolvimento dessas Ouvidorias, promovendo maior transparência e controle social.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou, nesta segunda-feira (20), os resultados de um levantamento que examina a situação das Ouvidorias Municipais no estado. A pesquisa envolveu 215 Prefeituras e 83 Câmaras Municipais, e foi realizada com o intuito de promover maior transparência e estimular o controle social, conforme a Lei nº 13.460/2017.
O relatório revelou que, dos 298 órgãos consultados, 151 responderam ao questionário enviado pelo TCE-PI. Destes, 119 informaram a existência de Ouvidorias, mas apenas 74 comprovaram a formalização da criação por meio de atos normativos. Além disso, 88 informaram possuir estrutura física e de pessoal própria, e apenas 57 apresentaram planos anuais de atividades.
Sobre denúncias de assédio, o levantamento apontou que 86 órgãos disponibilizam canais para denúncias de assédio moral e sexual. Além disso, constatou-se que 26 órgãos contatados mantêm ativamente sistema informatizado para apurar as manifestações das Ouvidorias Municipais.
Conforme Sandra Soares, Chefe de Gabinete da Ouvidoria do TCE-PI, o relatório destaca desafios como respostas incompletas ou contraditórias e ausência de planejamento estratégico em muitas Ouvidorias.
“A recomendação do TCE-PI inclui maior aderência à Lei nº 13.460/2017 e à Instrução Normativa do TCE-PI nº 04/2013, além da capacitação contínua dos servidores e o desenvolvimento de planos de ação para aprimorar o funcionamento das Ouvidorias”, disse.
A Corte do Contas informa que a análise do relatório revela progressos significativos, mas também lacunas que precisam ser preenchidas para garantir uma gestão pública mais transparente e eficaz.
“O TCE-PI se compromete a continuar monitorando e incentivando a implementação de Ouvidorias em todos os municípios, visando à melhoria contínua dos serviços públicos e ao fortalecimento do controle social”, frisou Sandra Soares.
Confira o relatório sobre as Ouvidorias Municipais do Piauí clicando aqui.
Evandro Hidd diz que aceitou convite de Severo Eulálio para ser diretor-geral da Alepi
O ex-vereador de Teresina pontuou que irá utilizar sua experiência no legislativo municipal para contribuir com a Alepi.Florentino Neto alerta sobre perfil falso utilizando seu nome em golpes no WhatsApp
O deputado federal emitiu um alerta nesta segunda-feira (20) informando que os golpistas estão utilizando seu nome para convencer autoridades municipais a repassar informações sigilosas.Franzé não descarta deixar o PT para concorrer à Câmara Federal
O atual presidente da Alepi revelou diálogos com várias legendas sobre formação de chapa para as eleições de 2026.Franzé e Severo se reúnem e discutem transição na presidência da Alepi
Franzé se despede da presidência, na qual esteve nos anos de 2023 e 2024, para o emedebista Eulálio assumir a nova administração do biênio 2025/2026, como foi definido em um acordo entre o PT e MDB.Espero que PP escolha um candidato ao governo com projeto sólido, diz Petrus
O vereador enfatizou que o candidato ao Palácio de Karnak deve estar alinhado às necessidades da população, representando a oposição com um projeto sólido.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir