Viagora

Moradores denunciam lixão a céu aberto no bairro Santa Isabel em Teresina

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste) explicou que a limpeza da rua já está no cronograma de ações da região.

A cidade de Teresina enfrenta uma crise ambiental provocada pelo acúmulo de lixo nas ruas, que se agrava com o período de chuvas. Moradores denunciaram ao Viagora que a rua Antonieta Ferraz, no bairro Santa Isabel, está se transformando em um verdadeiro lixão a céu aberto.

Segundo populares da região, lixos residenciais e demais materiais têm sido descartados irregularmente em frente a um posto de combustíveis desativado, a situação tem se repetido há anos. O local acumula galhos, sacos plásticos, pedaços de gesso, entre outros itens.

Foto: Letícia Dutra/ ViagoraLixo a céu aberto em Teresina
Lixo a céu aberto em Teresina

Além de impactar o meio ambiente, a situação também gera consequências para a saúde da população que vive no bairro, como a proliferação de vetores de doenças (ratos, mosquitos, baratas), a contaminação do solo e da água, e a ocorrência de doenças respiratórias e gastrointestinais como a dengue.

No período chuvoso, a correnteza da água faz com que os lixos se espalhem, contribuindo para a obstrução de vias.

Foto: Letícia Dutra/ ViagoraLixo a céu aberto em Teresina
Lixo a céu aberto em Teresina

Outro lado

O Viagoraprocurou a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste), que explicou que a limpeza da rua já está no cronograma de ações da região. Confira abaixo a nota emitida pela pasta.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/Leste), por meio da gerência de limpeza urbana, informa que o lixo acumulado entre as ruas Antonieta Ferraz e Monsenhor José Luiz Cortez será retirado seguindo o cronograma de limpeza da região. E comunica ainda que todo esse material é proveniente de poda e lixo que os próprios contribuintes jogam e assim passando a responsabilidade da sujeira para a prefeitura.

A SDU reforça ainda que vai mandar a gerência de fiscalização ao local para sinalizar o proprietário do terreno e notificar para que essa área seja isolada para que evite esse tipo de acúmulo de lixo. A pasta agradece a compreensão e pede a parceria de todos os moradores.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

SDU

Lixo

Facebook
Veja também