Museu do Piauí receberá curso de capacitação da Secult na sexta
A capacitação busca preparar servidores das casas de cultura para garantir acessibilidade e inclusão.
Nesta sexta-feira (24), o setor de Acessibilidade e inclusão (Setai), vinculado a Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), promoverá o curso “Entender para aprender” no Museu do Piauí- Casa de Odilon Nunes. A capacitação busca preparar os servidores das casas de cultura para garantir acessibilidade e inclusão em seus espaços.
De acordo com o governo, o objetivo é capacitar os participantes para eliminar barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais, transformando os espaços culturais em ambientes inclusivos para pessoas com deficiência. A primeira etapa do curso já foi realizada com os profissionais do Theatro 4 de Setembro.
O Museu do Piauí e o Theatro 4 de Setembro são exemplos de acessibilidade comunicacional, utilizando recursos como audiodescrição, Libras, Braille, legendas para surdos e ensurdecidos e tecnologias assistivas.
Segundo a Secult em março todas as casas de cultura sob gestão da mesma, deverão adotar praticas ensinadas no curso garantindo o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência.
Confira abaixo o Conteúdo e objetivos do curso:
O “Entender para Atender” abordará temas fundamentais para promover acessibilidade nos equipamentos culturais do estado. Entre os principais tópicos estão:
• Sistema de direitos das pessoas com deficiência: Leis, decretos e normas, como a Lei Brasileira de Inclusão.
• Recursos assistivos de acessibilidade comunicacional: Uso de audiodescrição, Libras, Braille, legendas e tecnologias assistivas.
• Simbologia e terminologias inclusivas: Orientações para evitar termos capacitistas e promover comunicação empática.
• Acessibilidade em eventos culturais: Estratégias práticas para organizar eventos acessíveis.•
• Eliminação de barreiras: Ferramentas para identificar e superar barreiras físicas, comunicacionais e, principalmente, atitudinais.
Por: Maria Gisele
-
Fapepi lança edital de R$ 1 milhão para apoiar eventos no Piauí
A iniciativa busca promover eventos presenciais e semipresenciais de relevância científica, tecnológica e artística no estado -
Reforma do CETI Desembargador Pedro Sá será entregue em Oeiras
O CETI Desembargador Pedro Sá, atende 378 alunos e oferta turmas em diversas modalidades. -
Semarh entrega 5 toneladas de ração para cães e gatos em Picos
A cerimônia ocorrerá na nesta quinta-feira (23), no Centro de Educação Ambiental (CEA), e contará com o apoio da Associação Piauiense de Proteção Animal (APIPA) e da Prefeitura de Picos. -
Rafael abre programação do 202º aniversário da adesão do Piauí à Independência
Após as celebrações o culto e da missa, Rafael Fonteles fez a entrega da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença. -
Piauí apresenta projeto inovador de inteligência artificial na Bett Show 2025
De acordo com a pasta, o programa piauiense, que integra o currículo do 9º ano do Ensino Médio, já beneficia mais de 120 mil estudantes..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir