Viagora

Especialistas visitam estruturas que serão readequadas para ônibus elétricos em Teresina

De acordo com a prefeitura, a ação faz parte da Agenda Teresina 2030, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento .

O transporte público de Teresina pode passar por uma transformação com a possível implementação de ônibus elétricos. Nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), especialistas da agência alemã GIZ estão em visita à capital piauiense para avaliar as estruturas existentes e estudar a viabilidade do projeto.

De acordo com a prefeitura, a ação faz parte da Agenda Teresina 2030, coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), em parceria com Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

O estudo busca soluções para a crise no transporte público da cidade, agravada durante a pandemia, e pretende alinhar o sistema com as metas de descarbonização. Segundo o inventário de gases do efeito estufa de Teresina, o setor de transportes é o maior responsável pela emissão de gases de efeito estufa, impactando diretamente eventos climáticos extremos.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaEspecialistas internacionais visitam estruturas para modernizar o transporte público
Especialistas internacionais visitam estruturas para modernizar o transporte público

“O sistema está em colapso, a crise se agravou ainda mais na época da pandemia. O que estamos planejando é buscar melhorias para o futuro, e trazer de volta o usuário que se afastou do sistema”, destacou Daniel Pereira, secretário executivo da Semplan.

A análise, que será realizada ao longo do ano, inclui aspectos econômicos e técnicos para preparar o sistema para receber veículos elétricos. O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, afirmou que a visita inicial ajudará a mapear os desafios e oportunidades do projeto, que também visa diminuir o uso de veículos particulares, melhorando o trânsito e reduzindo a população.

A iniciativa foi formalizada nessa terça-feira (21), com a assinatura de um memorando de entendimento pelo prefeito Silvio Mendes.

Facebook
Veja também