Piauí oficializa convênio para a implementação de câmeras corporais
. Os equipamentos serão instalados de forma gradativa nos coletes dos agentes, e as imagens captadas serão armazenadas em um supercomputador na Secretaria de Segurança.
Nesta quarta-feira (19), o Estado do Piauí aderiu ao Programa de Uso da Força e ao convênio para implementação das câmeras corporais para policiais. Os equipamentos serão instalados gradativamente nos coletes dos agentes, e as imagens captadas serão armazenadas em um supercomputador na Secretaria de Segurança.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, explicou o funcionamento do novo sistema. “Teremos uma central de carregamento e as câmeras possuem uma bateria com duração suficiente para todo o turno do policial. As imagens são resgatadas e armazenadas em nosso supercomputador, que será lançado pelo Secretário de Segurança. Todo o material fica catalogado para auditorias, acompanhamento e perícias futuras. O equipamento será afixado no peito dos policiais desde o início até o fim do plantão. Estamos capacitando nossos oficiais para disseminarem esse conhecimento para toda a tropa”, explicou o comandante.
Para o Secretário Nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Mário Sarrubbo, a iniciativa representa um avanço para a segurança pública. “Este é um projeto que preserva vidas, tanto dos policiais quanto da população. Além disso, aumenta a produtividade, valoriza a profissão policial e qualifica as provas nos processos judiciais, pois as imagens captadas podem e devem ser utilizadas em inquéritos e processos. O Piauí é um dos estados que mais tem avançado nesse sentido”, pontuou.
O evento também contou com a presença do Secretário Nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia. Em seu discurso, ele destacou que as câmeras corporais não só promovem transparência nas ações policiais, mas também servem como um importante mecanismo de proteção para os profissionais que atuam corretamente.
O projeto, criado pelo Governo Federal por meio da Portaria SENASP/MJSP nº 591, de 13 de agosto de 2024, visa oferecer assistência psicológica especializada aos profissionais da segurança pública, incluindo policiais civis, militares, bombeiros, peritos e policiais penais. O atendimento será realizado de forma on-line, com protocolos de intervenção voltados à redução do sofrimento psicológico decorrente da atividade profissional.
Treinamento
Instrutores da SENASP e policiais militares de todo o Nordeste também participaram da solenidade. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, um curso em Teresina capacita 80 policiais militares, sendo 40 do Piauí e 40 de outros estados nordestinos.
A adesão ao Escuta SUSP, a assinatura do Programa de Uso da Força e a implementação das câmeras corporais reafirmam o compromisso do Governo do Piauí com a segurança pública, garantindo suporte aos agentes, modernizando equipamentos e aprimorando estratégias de atuação.
Por: Gisele Silva
Justiça condena membro de facção a 26 anos de prisão por homicídio em Teresina
A sentença foi proferida após julgamento na Comarca da Capital nessa quarta-feira (23).Polícia prende foragido por receptação de motocicletas em Teresina
De acordo com informações da polícia, o suspeito responde a processo de receptação que tramita na Comarca de Teresina e estava foragido no Sul do estado.Suspeito de atacar professora com seringa é preso novamente por roubo em Teresina
O delegado Ricardo Moura explicou que o crime aconteceu nas proximidades de uma escola municipal, quando o suspeito abordou uma jovem e, sob ameaça de arma de fogo, roubou o celular e seus pertences.Denarc deflagra operação e cumpre mandados contra facções no Sul do Piauí
A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), simultaneamente, nas cidades de Simões e Caridade do Piauí.PRF apreende fuzil, munições e dinheiro na BR-343 em Teresina
De acordo com a PRF, o armamento foi encontrado no porta-malas de um veículo Renault/Sandero.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir