Viagora

Teresina recebe VIII Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste

O simpósio vai discutir sobre mudanças climáticas e o combate à fome nos dias 28 e 21 de outubro deste ano.

O VII Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE) será realizado em Teresina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos dias 28 e 21 de outubro deste ano. O evento terá enfoque na discussão sobre as mudanças climáticas e o combate à fome.

O encontro entre pesquisadores, professores, estudantes e agricultores vai proporcionar troca de conhecimentos visando aprimorar as práticas agrícolas. No simpósio, serão realizadas palestras, mesas-redondas e uma feira de agrobiodiversidade, bem como a apresentação de trabalhos científicos.

A professora do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Aurinete do Val, explicou que os agricultores familiares e comunidades extrativistas são os mais impactados pelas variações climáticas.

“O simpósio destacará a importância dos recursos genéticos vegetais, principalmente para a segurança alimentar das populações que praticam a agricultura familiar e o extrativismo. São essas comunidades que mais sofrem com as mudanças ambientais, pois as alterações no clima podem comprometer a produção e até levar à extinção de variedades cultivadas”, explica a professora.

De acordo com a especialista, o Piauí cultiva algumas variedades de feijão, arroz e mandioca que não existem em outras regiões do Brasil do mundo, por isso a discussão é tão importante para o estado.

 “O pesquisador traz um conhecimento científico, enquanto o agricultor traz um saber tradicional, adquirido ao longo de anos de experiência. Muitas vezes, técnicas que funcionam em laboratório precisam ser ajustadas à realidade do campo. Esse diálogo entre academia e prática é fundamental para desenvolver soluções eficazes”, afirma Aurinete do Val.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também