Promotor denuncia prefeito de São Julião por não criar sistema de prontuário eletrônico
A petição foi protocolada no dia 18 de março e foi distribuída para a Vara Única da Comarca de Fronteiras.
O promotor de justiça Eduardo Palácio Rocha entrou com uma denúncia, através de ação civil pública, contra o município de São Julião, administrado pelo prefeito Renaldo Ramos Rodrigues (PDT), o Renaldinho, para que seja implementado, num prazo de 30 dias, o sistema de prontuário eletrônico compatível e integrado com o sistema SISAB, conforme determina a legislação. Requer também que seja estipulada multa de R$ 1.000,00 em caso de descumprimento, até o valor máximo de R$ 100.000,00. A petição foi protocolada no dia 18 de março e foi distribuída para a Vara Única da Comarca de Fronteiras.
Ação civil
O Ministério Público, através da promotoria de justiça de Fronteiras, instaurou procedimento administrativo em outubro de 2023 para que os municípios de São Julião, Alegrete do Piauí e Fronteiras informassem se já haviam implementado o sistema de prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde. Além da notificação, foi também enviada uma recomendação para que cada ente público providenciasse a adoção do sistema eletrônico.
O gestor à época da prefeitura de São Julião foi notificado duas vezes, a primeira foi enviada em 15 de janeiro de 2024 e a segunda em 30 de agosto de 2024, porém, em nenhum momento, o então prefeito Samuel Alencar apresentou qualquer resposta. Em razão da inércia do ex-gestor em implementar o sistema nas unidades de saúde, o promotor resolveu ingressar com a ação para obrigar o município a adotar o programa.
Sistema de prontuário eletrônico
O sistema do prontuário eletrônico passou a ser obrigatório a partir da Lei de n.º 13.787/2018 para as três esferas de governo, onde estabeleceu regramentos próprios para adequar a aplicação da referida Lei, promovendo melhorias contínuas na rede SUS, como a informatização, para implantar o Cartão SUS e o prontuário eletrônico, com o objetivo de otimizar o financiamento, qualificar o atendimento aos serviços de saúde, melhorar as condições de trabalho, reduzir, filas, ampliar e facilitar o acesso nos diferentes serviços de saúde. O prontuário é obrigatório desde o ano de 2018.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de São Julião para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações.
Promotor recomenda que prefeito de Ipiranga do Piauí realize concurso público
A medida tem o intuito de garantir que o prefeito Elvis Ramos faça a substituição gradativa dos contratos precários por servidores concursados.MP aciona prefeito de Lagoa Alegre na Justiça para anular contratações temporárias
A denúncia foi apresentada na última sexta-feira (21) e foi concedido um prazo de 10 dias para que seja encaminhada a relação completa de pessoas contratadas nestas condições.Ex-deputado Leal Júnior morre aos 75 anos em Teresina
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-parlamentar.Acredito que Fábio Novo tem poder de aglutinar o PT no Piauí, diz Venâncio
O vereador destacou que acredita no potencial do parlamentar para unir as correntes internas da sigla e fortalecer o partido.Juiz manda prefeito de Jacobina do Piauí suspender processo seletivo
O juiz Denis Varela concedeu um prazo de 45 dias para que o prefeito Vanderlei Raimundo realize um novo processo seletivo, sem as irregularidades.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir