OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal.
Após a prisão da vereadora e advogada Tatiana Medeiros nesta quinta-feira (03) pela Polícia Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) emitiu uma nota declarando que houve violação de prerrogativa profissional.
A parlamentar eleita em 2024 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi alvo da 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral, no âmbito das investigações que apontaram indícios de que a campanha de Tatiana Medeiros teria sido custeada com recursos ilícitos, provenientes de facção criminosa e desvio de verbas públicas.
Em nota, a OAB-PI alegou que não foi previamente comunicada sobre a prisão da advogada, como prevê o art. 7º do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94).

De acordo com a instituição, o acompanhamento da OAB-PI nesse ato é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal.
“O conhecimento do fato apenas pela imprensa é inadmissível. A ausência de comunicação não é um detalhe: é uma afronta à lei federal e ao papel institucional da OAB na proteção das garantias da advocacia. Tão logo informada, a OAB-PI designou, em regime de plantão, representantes da Procuradoria de Prerrogativas e da Comissão de Defesa das Prerrogativas, que atuam na defesa da legalidade e da dignidade da profissional”, explicou em nota.
Além disso, medidas estão sendo adotadas para que a imagem de Tatiana Medeiros seja preservada, bem como sua dignidade seja respeitada. “A OAB-PI reafirma: prerrogativa desrespeitada é democracia violada. Não há espaço para ilegalidades na persecução penal. A advocacia exige respeito”, conclui.
Entenda o caso
Na manhã desta quinta-feira (03), a vereadora Tatiana Medeiros foi presa pela Polícia Federal em sua residência, na zona Leste de Teresina, no âmbito da 2ª fase da Operação Escudo Eleitoral.
A operação tem o objetivo de combater possível influência de facções criminosas nas eleições de 2024. As investigações iniciaram após a divulgação do resultado eleitoral e constataram indícios de vínculo entre Tatiana Medeiros e uma facção criminosa, que atua no estado de forma violenta.
O 1º juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí determinou o afastamento da vereadora Tatiana Medeiros (PSB) da Câmara Municipal de Teresina.
Para o advogado de defesa da vereadora, Edson Araújo, sua prisão foi uma “decisão completamente arbitrária”. Em coletiva de imprensa, na sede da PF, o advogado afirmou que ainda não obteve acesso aos autos na íntegra, mas não há motivos para a prisão de Tatiana Medeiros.
Confira a nota na íntegra:
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, pelo seu Sistema de Defesa das Prerrogativas, manifesta preocupação à violação de prerrogativa profissional diante da prisão de advogada, ocorrida na manhã de hoje, sem a devida comunicação prévia à OAB, como impõe o §3º do art. 7º do Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94).
O conhecimento do fato apenas pela imprensa é inadmissível. A ausência de comunicação não é um detalhe: é uma afronta à lei federal e ao papel institucional da OAB na proteção das garantias da advocacia.
Tão logo informada, a OAB-PI designou, em regime de plantão, representantes da Procuradoria de Prerrogativas e da Comissão de Defesa das Prerrogativas, que atuam na defesa da legalidade e da dignidade da profissional.
Estão sendo adotadas medidas para garantir o sigilo dos autos, preservar a imagem da advogada, proteger sua dignidade e assegurar a realização imediata de audiência de custódia ou, alternativamente, sua custódia em Sala de Estado-Maior, nos termos da lei.
A OAB-PI reafirma: prerrogativa desrespeitada é democracia violada. Não há espaço para ilegalidades na persecução penal. A advocacia exige respeito.
Progressistas está avaliando candidatura de Margarete Coelho ao governo, diz Ciro
Ciro Nogueira também manifestou o interesse de ter o presidente estadual do PP, Joel Rodrigues, na sua chapa ao Senado Federal.Teresinha Medeiros diz que faz parte da base do prefeito Silvio Mendes
A parlamentar enfatizou que vai contribuir para a reconstrução de Teresina junto aos demais vereadores.Meu foco é a reeleição para Senado, declara Ciro Nogueira
Ciro Nogueira foi enfático ao declarar que está empenhado em trabalhar pelo estado do Piauí e buscar a renovação de sua cadeira no Senado.Prefeito de São Miguel do Tapuio gasta R$ 3 milhões com material de construção
Os extratos foram publicados no dia 26 de fevereiro deste ano no Diário Oficial dos Municípios.Ciro Nogueira entrega tratores para agricultura familiar em municípios do Piauí
A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira (8) e contemplou cinco municípios piauienses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir