Dr. Vinicius quer descentralização dos serviços de diálise no Piauí

O parlamentar propôs que mais dois centros fossem abertos, nas regiões de Valença e Paulistana.

Nessa quinta-feira (26), Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) discutiu em audiência pública os serviços prestados pelos centros de hemodiálise do Piauí. Na ocasião foi dialogado a descentralização dos serviços, além da atenção básica de saúde e linha de cuidado.

De acordo com a Alepi, a audiência contou com a presença do Ministério Público Estadual. A representante do MPPI, Karla Carvalho, falou que a atenção básica é de extrema importância para o diagnóstico de patologias.

“A atenção básica tem a obrigação de identificar determinantes condicionantes das principais patologias que podem levar à doença renal crônica. Com atividades de prevenção bem geridas, nós podemos evitar que o crescimento seja de 10% ao ano”.

Conforme a Alepi, a audiência foi efetuada a pedido do deputado estadual Dr. Vinícius, que solicitou um foco maior na atenção básica no estado, que é um fator essencial para a identificação e diminuição dos casos de doença renal.

O parlamentar também afirmou que é necessário a ampliação e descentralização dos centros de tratamento. Dr. Vinícius solicitou que novos centros fossem abertos nas regiões de Valença e Paulistana.

 “A gente não deve esperar a iniciativa privada neste momento, se alguém vai abrir uma clínica naquele local. Queria deixar como solicitação, para ser avaliado, se há possibilidade dessa implantação desse serviço de diálise”, disse.

Ainda conforme a Alepi, o consenso entre o MPPI e o parlamentar foi que haja uma linha de cuidado para doenças renais, compostas por por ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação a uma doença.

Mais conteúdo sobre:

Piauí

Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi

Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Veja também