Artesanato piauiense é destaque em exposição em Brasília

Com estandes repletos de peças únicas, os artesãos exibem tipologias representativas que expressam o que há de melhor no Piauí.

O 16º Salão do Artesanato ocorre, em Brasília (DF), até o dia 19 de novembro e reúne personalidades artísticas e culturais. Com estandes repletos de peças únicas, os artesãos exibem tipologias representativas que expressam o que há de melhor no Piauí, desde arte santeira, biojoias, bordados e cestaria. 

O visitante tem a possibilidade de adquirir peças exclusivas no evento, diretamente com os artesãos, promovendo a valorização dos trabalhos manuais não só do estado do Piauí, mas de todo o Brasil.

Foto: Divulgação
Artesanato piauiense

Segundo o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, o Salão é uma oportunidade de expor as potencialidades do artesanato do estado. “Neste ano, o Piauí marca presença de forma expressiva, com a participação de dez artesãos, apresentando uma grande riqueza de técnicas e tradições, que refletem a cultura piauiense. No evento, a presença marcante dos artesãos piauienses destaca a importância de preservar as tradições regionais e ajuda a contribuir na construção e apresentação de uma cultura diversificada de todo o país”, frisa. 

O Salão do Artesanato, que está na sua 16ª edição, ocorre anualmente, em Brasília, e é considerado pelos artesãos uma das maiores e mais expressivas feiras desenvolvidas para o segmento. Em 2023, o evento está sendo realizado, até o dia 19 de novembro, na área de exposição externa do Pátio Brasil Shopping.

De acordo com a programação do evento, os visitantes poderão apreciar apresentações de músicas, danças típicas realizadas por grupos folclóricos, também poderão participar de oficinas desenvolvidas pelos artesãos com objetivo de apresentar técnicas artesanais de fácil aprendizagem

A exposição conta ainda com um espaço que promove a interação direta com o público, a Área dos Mestres. No local são executadas e demonstradas pelos artesãos as suas habilidades ao vivo, promovendo ao visitante uma experiência enriquecedora. Nesta edição, o Piauí está sendo representado pelo Mestre Dico, artesão santeiro e um dos mais expressivos representantes da categoria.

Por: Noely Alvarenga 

Mais conteúdo sobre:

Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudar-PI)

Florart - Feira das Flores e Artesanato

Cultura

Polo Cerâmico do Bairro Poti Velho

Veja também