Operação do Imepi apreende mais de 900 produtos irregulares no Norte do Piauí
A verificação ocorreu nessa quinta-feira (17) em lojas de eletro e eletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casaFiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam, nessa quinta-feira (17), mais de 900 produtos em situação irregular durante uma fiscalização realizada em diversos estabelecimentos comerciais na região Norte do Piauí. Entre os itens apreendidos estão 233 adaptadores para tomada, 60 pneus, 46 carregadores de celulares, além de televisores e ventiladores considerados inseguros para o uso.
De acordo com o instituto, a operação teve como foco lojas de eletroeletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casa, e resultou na retirada de circulação de produtos falsificados que não possuíam a devida certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, os produtos apreendidos não apenas geravam prejuízos financeiros para os consumidores, mas também apresentavam sérios riscos à saúde e segurança da população.
"Um carregador de celular ou adaptador para tomada falso pode gerar um curto-circuito ou até mesmo um choque elétrico fatal. Já um pneu inadequado pode provocar um acidente gravíssimo. Esses produtos piratas, sem certificação do Inmetro, são extremamente danosos para o consumidor, e nossos fiscais continuarão a combater todas as irregularidades possíveis", afirmou Patrícia.
Os estabelecimentos flagrados comercializando produtos irregulares podem sofrer multas que variam de acordo com o porte da empresa, o nível da infração e a reincidência. Além disso, os produtos apreendidos serão descartados ou inutilizados, dependendo da avaliação técnica.