SAF investe R$ 206 mil na distribuição alevinos para famílias do Piauí

O projeto teve início nesta semana e deve se estender até novembro.

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) deu início ao período de reprodução de alevinos, que devem ser distribuídos a mais de 2 mil famílias do Piauí. Ao todo, 2 milhões de alevinos serão entregues em 224 municípios do estado.

De acordo com o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, o programa compra a produção da agricultura familiar.

Foto: Governo do Piauí
Ao todo, 2 milhões de alevinos devem ser distribuídos pelo projeto

“Nós temos casos aqui como, por exemplo, a ação na Semana Santa de distribuição de peixe, que a gente está adquirindo peixe de uma entidade da agricultura familiar que recebeu os alevinos, passou pelo período de cria e de recria, e engorda desses alevinos e venderam a partir do PAA ou do PAS para ser distribuído para famílias vulneráveis”, explicou.

A moradora da zona rural de Miguel Alves que foi beneficiada pelo programa, Francisca Santos, destacou que os locais para a recepção dos alevinos já estão prontos.

“Temos tanque para colocar os alevinos, e tem os açudes que coloca quando ele está maior. A gente tem o produto o ano inteiro, tira a cada seis meses, depois coloca de novo para tirar de novo”, explicou.

Em uma das unidades de piscicultura, situada na cidade de Nazária, o investimento na produção ultrapassou os R$ 206 mil. Com alevinos das espécies tambaqui, tambatinga, patinga, pacu e pirapitinga. O ciclo de produção inicia em setembro e vai até abril do ano seguinte.

Mais conteúdo sobre:

Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)

Governo do Piauí

Piauí

Veja também