Piauí inicia estudo epidemiológico para diagnóstico de tuberculose e brucelose
O estudo abrange 333 propriedades selecionadas aleatoriamente nos 224 municípios do Piauí, com exames em 3.438 fêmeas para tuberculose e 2.492 para brucelose.Nessa segunda-feira (21) a Secretaria da Assistência e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), iniciou o maior estudo epidemiológico, com foco no diagnóstico de tuberculose e brucelose em bovinos.
Na primeira fase, será aplicado um questionário para investigar as doenças e coletadas amostras de sangue de fêmeas bovinas com mais de 24 meses, que serão enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Minas Gerais (LFDA-MG) para análise de brucelose.
De acordo com a Sada, o diagnóstico de tuberculose será feito no campo, com testes comparativos aplicados pela equipe de veterinários da Adapi. O estudo abrange 333 propriedades selecionadas aleatoriamente nos 224 municípios do Piauí, com exames em 3.438 fêmeas para tuberculose e 2.492 para brucelose.
O coordenador do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Janilson Lima, destaca que foram selecionadas aleatoriamente 333 propriedades no estado. “Nos 224 municípios, serão realizados exames em 3.438 fêmeas para tuberculose e 2.492 para brucelose, todas com mais de 24 meses", explica.